Um sorriso de maioridade...
No início de janeiro, escrevi numa crónica que o Dia Mundial do Sorriso se celebra a 28 de abril, a data avançada pelo criador do conhecido "smiley", o artista norte americano Harvey Ball. E acrescentei que, nesse mesmo dia, faz anos a minha afilhada Beatriz. Que é das pessoas desta vida que, de facto, me têm feito sorrir...
Pois hoje, a nossa Bió faz 18 aninhos. Não só porque o tempo voa, mas acima de tudo porque ela é uma miúda terna e especial, com jeitos de mulher inteligente e opiniões bem firmadas, decidi não alinhavar ideias tontas nem ficar pelo papel de padrinho babado que tem a mania que escreve. Mas a verdade é que serei pelo menos uma destas duas coisas. De certeza absoluta.
Vai daí, e apetece-me recordar aquela criança pequena, com quem criei uma ligação estranha. Desde logo. Uma ligação de muito mais que amigo para filha de amigos. E, mais ao longe do que gostava, fui vendo aquele olhar azul fazer o seu papel de flor. De uma maneira bem mais meiga que as palavras que lhe ofereci aos primeiros dias de vida.
Já vi a Beatriz cantar, resmungar, mostrar-se feliz e saber dividir esse lado são, assim como não a vi crescer tão depressa. E tudo isso me faz sempre gostar mais dela. Numa cumplicidade que, acima de ser presencial, se vai fazendo pelo melhor motivo do mundo: O sorriso. Nesse, ela tem sido imbatível. E acredito que vai continuar.
Parabéns, Beatriz. Um beijinho e até logo...