Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

17.Jul.18

Terceirenses vão até ao Faial a remar

Foto Travessia Terceira Faial 100 anos Peter.JPG

É já na próxima quinta feira (dia 19) que um conjunto de onze atletas terceirenses vão ligar em Kayak a sua ilha de origem com as vizinhas paragens de São Jorge, Pico e Faial, cumprindo uma ligação de cinco etapas que comemoram os 100 anos do famoso Peter Café Sport, na cidade da Horta.

Eliseu Reis, João Paulo Rocha, Paulo Barcelos, Fernando Soares, João Fragueiro, André Almeida, Tomé Gonçalves e as duplas (em K2) André Avelar/Albano Barcelos e André Neto/Bruno Aguiar serão os destemidos que, em três dias, remarão entre o Porto das Pipas e o Porto da Horta.

"No fundo, estaremos a repetir a ligação feita no 75º aniversário do Peter Café Sport, com a curiosidade de dois dos atletas - o Fernando Soares e o João Fragueiro - terem participado dessa Travessia", adianta André Avelar, o porta voz da aventura.

"É uma iniciativa que, para lá do tom comemorativo, pretende ligar estas nossas ilhas, fazendo ver que é o nosso mar que nos une, ainda mais no Grupo Central", refere.

Segundo André Avelar, o evento funciona ainda "mostrar aquilo que se tem feito na promoção da Canoagem, com muito trabalho e investimento de clubes, de treinadores e das entidades oficiais, criando atletas de bom nível, agora até inspirados pelo alto nível que Portugal atingiu internacionalmente", sublinhou.

Para Eliseu Reis, conceituado atleta, com vários títulos regionais e excelentes prestações nacionais, fica a explicação técnica do desafio: "a maior distância será na primeira etapa, que liga a Terceira ao Topo (40 quilómetros), onde as condições atmosféricas em alto mar serão as dificuldades maiores. Estão previstos 16 nós de vento e esta será a fase mais dura de superar", adianta.

"No segundo dia serão 24 quilómetros do Topo até à Calheta, e depois da Calheta até São Roque mais 24 quilómetros, novamente com correntes marítimas, que vão pôr todos à prova", explica o remador terceirense.

"Já no terceiro dia, teremos São Roque/Madalena, com 28 quilómetros complicados, mas feitos junto à costa do Pico e, depois de parar na Madalena, serão os derradeiros 7 quilómetros do canal até à Horta", acrescenta Eliseu Reis.

Para o experiente atleta, mais do que o desgaste físico "será a componente psicológica a fazer a diferença, porque nenhum dos participantes está habituado a ficar entre 5 a 6 horas sentado num kayak, uma condicionante grande, que pode acelerar a fadiga. Mas vamos com vontade de remar e de completar todas as ligações", conclui.

A aventura destes 11 terceirenses conta com o natural apoio do Peter Café Sport - promotor do evento -, bem como da Associação Regional de Canoagem dos Açores, do Clube Naútico de Angra do Heroísmo, do Angra Iate Clube, do Clube Ar Livre da Ilha Terceira e do Clube Naval da Horta. Associaram-se ao evento as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo, da Horta, da Madalena e de São Roque do Pico, assim como a Junta de Freguesia do Topo. Os atletas ficarão instalados nas Associações Humanitárias de Bombeiros da Calheta e de São Roque do Pico, e contam com o patrocínio da empresa Ironstore e com a divulgação do Rádio Clube de Angra.

Cartaz Travessia Terceira Faial 100 anos Peter.jpg

Foto 100 anos Peter.jpg