Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

TAC. Inovação e muito trabalho no período pós-pandémico

25.11.24, MSA

Foto Rali Ilha Lilás 2024ADBett.JPG

Comunicado Terceira Automóvel Clube

 

TAC. Inovação e muito trabalho no período pós-pandémico

 

No rescaldo de algumas notícias e publicações, nesta altura em que a época desportiva motorizada açoriana caminha para o seu final, entendeu a Direção do Terceira Automóvel Clube (TAC) e a sua Secção Automóvel divulgar os pontos abaixo enumerados, que demonstram o trabalho e a inovação postas ao serviço dos ralis, nos anos subsequentes à crise pandémica, altura em que esta equipa assumiu funções diretivas.  

 

  1 - Em 2021, o XX Além Mar Rali TAC foi candidato ao Campeonato de Portugal de Ralis, tendo sido observado e avaliado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, de quem recebeu vários elogios. A sua não-inclusão no calendário do ano seguinte obedeceu a critérios que foram além da qualidade da prova. O TAC está ciente do bom trabalho e do investimento que foi feito para esse evento.

 

  2 - O TAC foi pioneiro na Região na realização de Super-Especiais com alinhamento intercalado, sem pausas, ou seja com todos os concorrentes a fazerem um mesmo percurso de forma contínua, sem quebras de ritmo e com melhor visibilidade para o público.

 

  3 – Entre 2021 e 2024, o TAC organizou oito provas pontuáveis para o Campeonato dos Açores de Ralis e mais três para o Troféu de Ralis de Asfalto Açores, sem adiamentos ou mudanças de datas, sempre num espírito de muito trabalho e dedicação, que sabemos é transversal aos outros clubes da Região, pois sabemos bem as dificuldades de efetivar eventos desportivos e motorizados num território como o nosso.

 

  4 – Realizamos apresentações públicas das equipas participantes em locais diferentes e sempre junto das populações, numa opção contínua de aproximar os ralis das pessoas, como forma de alcançar novos públicos.

 

  5 – No final de cada uma das nossas mais recentes provas foram entregues Troféus/Prémios de criação local, que foram peças artesanais e únicas, e que mereceram o apreço geral de público e concorrentes.

 

  6 - As oito provas referidas (CAR) incluíram sempre traçados diferentes, dos quais fizeram parte várias classificativas novas, que também têm merecido uma apreciação muito positiva da generalidade dos participantes.

 

7 – O TAC aderiu igualmente à introdução de procedimentos de sustentabilidade ambiental e redução da pegada ecológica das suas provas. E tem feito um trabalho de continuidade e melhoria nesse campo, merecendo apreciação positiva das entidades competentes da área.

 

  8 – Também fizemos questão de apostar na formação dos pilotos, através dos briefing de segurança, onde vão sendo atualizados e divulgados os procedimentos obrigatórios de segurança e outros, essenciais para o bom desenrolar das provas, assim como esclarecidas eventuais dúvidas.

 

  9 – Também realizamos vários eventos sociais de promoção dos nossos ralis, que incluíram a presença de viaturas de ralis nas escolas, bem como passeios/exibições para público especial e várias outras ações, bastante apreciadas pelos nossos parceiros.

 

10 – Conseguimos manter os preços de inscrições das nossas provas com valores bastante acessíveis, bem abaixo da média nacional para eventos semelhantes, fruto da gestão orçamental cuidada a que nos obrigamos em cada um deles.

 

11 - Os pilotos e os adeptos dos ralis têm de perceber que os clubes têm diversas obrigações para com os seus patrocinadores e parceiros, que são quem permite pôr os ralis na estrada. Isso inclui muitas vezes fixar as datas dos mesmos, e cumprir vários requisitos por via desses apoios.

 

12 - Quando as equipas levantam questões relativas aos apoios para as suas deslocações, ao tipo de piso de cada prova e às datas mais ou menos fixas que alguns clubes vão mantendo para os seus eventos, também devem entender que há compromissos firmados, nomeadamente com autarquias e outros patrocinadores. Que têm de ser respeitados.

 

13 - Muitas vezes temos tido o campeonato possível nos Açores. São as contingências de vivermos em ilhas e de serem sempre necessários acordos e cedências, mediante os apoios oficiais, a bem dos ralis e do seu crescimento e sustentabilidade.

 

14 – Somos um clube amador, em que todos os elementos trabalham por amor à camisola e dedicação à causa. Mas desempenham as suas funções com o máximo profissionalismo, disso sendo prova as apreciações oficiais feitas aos nossos eventos. Esse é um orgulho que o TAC tentará sempre manter.

 

                                                                                            A Direção e Secção Automóvel do TAC