Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

Os valores da Festa.

24.01.14, MSA

Os valores da Tauromaquia serão discutidos até domingo...

Numa altura em que, localmente, os valores da Autonomia voltaram à ribalta, eis-nos às portas de mais um evento com contornos únicos, onde facilmente se podem identificar traços próprios das gentes destas terras: A hospitalidade, a força de conviver e de partilhar e um claro gosto pela Tauromaquia, nos seus diversos estágios.

Também nessas características queremos ser únicos, mas francamente abertos às boas influências... Pelos valores da Festa Brava.

O 3º Fórum Mundial da Cultura Taurina junta, na Ilha Terceira, cerca de 120 aficionados estrangeiros e promete partilhar conhecimentos e experiências com a aficon local, sendo a terceira vez que a Tertúlia Tauromáquica Terceirense leva a cabo a iniciativa.

Mais de 250 pessoas devem participar nos trabalhos e atividades, que se iniciam esta manhã, na Praia da Vitória.

Para a edição deste ano, a comparticipação do Governo Regional desceu de 75 para 60 mil euros, pelo que o orçamento, de cerca de 90 mil euros, foi reduzido. Mas é esperado o mesmo nível de qualidade das edições anteriores.
Trata-se de mais um acontecimento que funciona como contributo para a promoção da Ilha Terceira no exterior e que, para além das várias conferências e mesas redondas, inclui um forte programa social.

Segundo Arlindo Teles, o presidente da entidade organizadora, o Fórum vai procurar "fazer sobressair todos os valores que a tauromaquia tem, e que normalmente não estão presentes na mera observação do espetáculo taurino".

 

Olé para mais este encontro!

 

O cartaz do evento deste ano...

 

III FORUM MUNDIAL DA CULTURA TAURINA “OS VALORES DA TAUROMAQUIA”

 

Programa

 

Sexta feira – 24 de janeiro

Auditório do Ramo Grande (Praia da Vitória)

 

9’30 h.: Sessão de abertura

10’00 h.: Mesa Redonda - Os Valores Ecológicos da Ganaderia Brava.

Participam Eduardo Dias (docente da Universidade dos Açores), Maduro-Dias (historiador), Pedro Correia (doutorando em Ciências Agrárias - Projecto “Estratégias de conservação genética e fenotípica da população de bovinos brava dos Açores”) e Paulo Silva (autor de publicações na área da Etnografia e Ambiente).

Moderador: José Parreira.

11’30 h.: Coffee break.

12’00 h.: Conferência - Os Valores Culturais da Criação do Toiro Bravo e a sua Evolução Genética. Por Fernando Gil Cabrera (doutor em Biologia pela Universidade Complutense de Madrid)

Apresentador: Mario Juarez.

14’00 h.: Almoço – Academia da Juventude da Ilha Terceira

16’00 h.: Mesa redonda - Os Valores Integradores da Tauromaquia. Os Toiros na América.

Participam Victor Diusabá (jornalista e escritor colombiano), Juan António de Labra (jornalista e escritor mexicano) e Santiago Aguilar (jornalista e perito em publicidade equatoriano).

Moderador: David Plaza.

17’30 h.: Coffee break.

18’00 h.: Mesa Redonda - O Valor do Esforço e dos Sonhos. Projecção do filme “O combate e a esperança”, sobre a luta dos toureiros franceses nos anos 70

Colóquio com o toureiro Richard Milián e o jornalista Vincent Bourg “Zocato”.

Moderador: Álvaro Acevedo.

21’30 h.: Jantar com animação – Clube de Golfe da Ilha Terceira

 

Sábado, 25 de janeiro

Auditório da Escola Secundária Prof. Tomás de Borba

 

9’30 h.: Conferência - Os Valores Económicos da Tauromaquia. Por Juan Medina (professor de Teoria Económica da Universidade da Extremadura).

Apresentador: Arlindo Teles.

11’00 h.: Coffee break

11’30 h.: Mesa redonda - Os Valores Sociais da Festa dos Toiros. Participam Alejandro Pizarroso (catedrático da Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense

de Madrid), Helder Milheiro (Licenciado em Filosofia, Marketeer e membro da Comissão Executiva da Prótoiro), Miguel Sousa Tavares (jornalista e escritor) e Luís Castro (Presidente da Casa do Pessoal da RTP).

Moderador: Alfredo Casas.

13’30 h.: Almoço – Hotel do Caracol

15’30 h.: Mesa redonda - O Valor da Solidariedade na Arena. Participam José Fernando Potier (Presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados), Simão Comenda (Antigo Forcado do Grupo de Forcados Amadores de Montemor), João Simões (Antigo Cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Moita) e Adalberto Belerique (Cabo do Grupo de Forcados Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense).

Moderador: Maurício Vale.

17’00 h.: Coffee break.

17’30.: Mesa Redonda - Os Valores Educativos do Toureio na Infância e na Adolescência.

Projecção do filme “Tú solo”, sobre a Escola Taurina de Madrid, e colóquio com os toureiros José Pedro Prados “El Fundi”, José Luís Bote e Cristina Sánchez. ´

Moderadora: Patricia Navarro.

21’30 h.: Jantar com animação – Claustro do Museu de Angra do Heroísmo

Após o jantar, recital poético-flamenco sobre a figura de Juan Belmonte, no centenário da sua “alternativa”, por Juan Carlos Gil (jornalista doutorado e professor de Teoria do Jornalismo da Universidade de Sevilha), a cantora María Laura Vital e o guitarrista Guillermo Ligero (professores do Conservatório da Música de Sevilha).

 

Domingo, 26 de janeiro

Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo

 

10’30 h.: Projecção do filme documental “Ce Monsieur”, de Michel Dumas, sobre a actuação de José Tomás em Nîmes a 16 de setembro de 2012.

11’00 Mesa Redonda - Os Valores do “Valor”/(Coragem), a propósito do livro “Diálogo con Navegante”.

Participam Araceli Guillaume Alonso (doutorada en Filologia Hispânica e professora da Universidade de Sorbonne, de Paris), Francis Wolff (filósofo e catedrático de Filosofia da École Supérieur Normale da Universidade de Paris), Rogelio Pérez Cano (doutorado em Medicina e presidente da Fundação José Tomás) e Paco Aguado (jornalista e escritor).

13’00 h.: Encerramento dos trabalhos e leitura das conclusões do Forum por Francis Wolff.

14 ’00 h.: Almoço – Tentadero de Santa Bárbara