O nostálgico regresso da Lancia aos ralis...

Tem sido magistral a operação de marketing e nostalgia do Grupo Stellantis em torno do regresso oficial da Lancia aos ralis, cujo ponto alto se calcula para o lançamento do Ypsilon Rally2 HF Integrale, rumo ao Campeonato WRC2 do próximo ano, e quem sabe se não haverá ambições ainda maiores. Para já, o sucesso comercial do Ypsilon Rally4 é inegável, com a marca italiana - ou o conjunto de marcas internacional, será mais justo - a dar-lhe um subliminar look de diferenciação, a que se junta toda a campanha de saudade, a retumbar num êxito de que os ralis bem precisavam. Quando se augura que outros emblemas se possam juntar à caravana mundial da modalidade - que é a melhor de todas, mas cuja promoção mediática parece estar a falhar -, em notícias pouco factuais, é de pensar sobre a forma conseguida como a Lancia/Stellantis vai atuando - recorrendo a um nome mítico como Miki Biasion e reacendendo a chama transalpina dos ralis -, a que mal respondem as restantes, com a única aposta clara e global a pertencer à Toyota, que ainda assim peca por retirar realce ao todo em prol do nicho "GR". Enfim, serão partilhas de momento, de alguém que há dias comprou uma mochila Sparco/Martini Racing, e que ficou (tão) feliz quando ouviu: "Olha, tens um 037 às costas!" ![]()

