Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

25.Jan.16

Não há Tourada dos Estudantes...

Logo Tourada dos Estudantes.png

Este ano, e ao que se sabe pela primeira vez desde 1925, não haverá o habitual espalhafatoso cortejo que antecede a tradicional Tourada dos Estudantes. Assim, na praça, na tarde do sábado de Entrudo, haverá apenas a junção de alguns números cómicos com um treino aberto ao público, por parte do Grupo Juvenil de Forcados da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Ou seja, na prática, não haverá Tourada dos Estudantes, e isso deve-se à falta de inscritos - e mormente de interesse - dos estudantes angrenses para tal efeito. Ainda foi formada uma Comissão, que até incluiu elementos femininos - uma situação inédita naquela longa tradição - para tentar levar adiante o evento. Mas que não conseguiu reunir gente nem apoios. Aliás, e reportando-me a outros anos, alguns já distantes, o cortejo e a tourada costumavam juntar cerca de 70 pessoas. O número de inscritos para aceder a essa tradição ultrapassou muitas vezes os 100. Este ano, havia menos de 20 interessados. O que diz muito sobre o estado das coisas...

Ainda assim, e no passado sábado, teve lugar a tradicional Tenta, no antigo Tentadero "Rego Botelho", ao Cabrito.

Por acréscimo, e embora de forma inédita, deverá haver uma versão mais reduzida do famoso Cartaz da Tourada, com a sua crítica mordaz e as habituais quadras, que costuma ser distribuído em Angra antes do Carnaval. No sábado que vem, terá ainda lugar a costumeira Volta à Ilha, anunciando a festa, sinal de que nem tudo estará perdido.

Mas também lembro que, nos últimos anos, o evento perdeu muito do seu cariz taurino, com a parte séria (cavaleiros, bandarilheiros, forcados) a resumir-se quase exclusivamente às pegas. Segundo a opinião de alguns antigos elementos do famoso certame carnavalesco, esta crise pode ser passageira, daí que se deva apoiar a manifestação em curso, que pelo menos prova ainda haverem interessados, mesmo que poucos, na Tourada dos Estudantes.

Sobre este tema, falei hoje de manhã, no programa "Interilhas" (Antena1/Açores), com o Sidónio Bettencourt.

A conversa está disponível abaixo:

Destaque Intrerilhas Antena1.jpg 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.