Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

Marcha dos Veteranos. 25 anos de folia

23.06.25, MSA

Foto Cronica 194DI JUN25 - Marcha dos Veteranos. 2

Tudo começou em 2001, depois do grupo de fundadores da Marcha Oficial das Sanjoaninas ter decidido dar lugar aos mais novos, relativamente ao ato de abrir e fechar a noite de São João, representando com destaque as festas maiores dos Açores: As Sanjoaninas.

Mas não se ficaram pelas mais de duas décadas a cruzar as ruas de Angra do Heroísmo com animação, e nasceu a Marcha dos Veteranos, que se estreou com os “Poetas do Povo e da Ilha”, mantendo-se a dupla Álamo Oliveira/Carlos Alberto Moniz como autores de letra e música, num respirar criativo que faz parte das nossas vidas há meio século.

Depois, a coisa nunca mais parou, caracterizando-se a Marcha dos Veteranos – que entretanto foi acolhendo gente mais nova e com passagem por outras Marchas, e que até se fez Associação Cultural – pelas diversas homenagens que levou a cabo, oferecendo às nossas gentes o seu próprio valor e esteio.

Foram então Poetas, Filarmónicas, Vendedores Populares, Campinos, Carteiros, Calceteiros, Capinhas, Retratistas, Cavaleiros e Emigrantes. Pelo meio festejaram por duas vezes, nesta ilha brava de mansa, os seus talentosos autores, recordando também o João dos Ovos, o Tio Bailhão, o Zé da Lata, a Praça do Mercado, o Jardim de Angra e a SATA.

Temáticas várias com sorrisos imensos, que significaram igualmente centenas de horas passadas em conjunto, nos inúmeros eventos que os diferentes grupos gestores foram criando. Isto para lá dos ensaios, das viagens, das memórias que se estendem até este 2025, que é data especial.

Porque a Marcha dos Veteranos está a comemorar 25 anos. E já os assinalou com pompa e circunstância, em sessão pública nos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, lembrando - com os seus elementos vestidos a rigor - tantas das cores e folguedos que desfilaram no São João angrense à conta da sua alegria, e até firmando uma parceria com a Marcha dos Coriscos, outra Associação que assenta na diversão que o padroeiro das nossas Sanjoaninas fomenta.

Trata-se assim de um marco especial para os que, desde 2001, sustentam um extenso grupo de pessoas, que verdadeiramente se fundem com a folia desta terra. E que se prepara para entrar solenemente na maior noite destas ilhas, a do São João de Angra do Heroísmo. Hoje, quando os bravos se mantêm felizes noite dentro e até o sol raiar!

 

PS - Já levo 15 anos a marchar com eles. E nunca a voz nos doeu. Nem vai ser desta. Parabéns, Marcha!