Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

23.Mai.14

Eu vou votar na Sofia.

Sofia Ribeiro, a nº3 da lista

Domingo não vou ser um dos 70 e tal % de açorianos - sim, há 5 anos foi assim... - a ficar em casa em tempo de eleições para o Parlamento Europeu. Em primeiro lugar, porque não acredito no poder da abstenção. Porque o abstencionista vale tanto, no dia de expressarmos a nossa vontade democrática, como um irresponsável que se está a marimbar para a sua rua, para o seu concelho ou para o seu país.

E depois porque, não sendo adepto incondicional de coligações - e até já fui candidato autárquico por uma delas... -, quero ir votar na Sofia Ribeiro, a candidata indicada pelo PSD/Açores, que ocupa um inédito terceiro lugar na lista da "Aliança Portugal", a que junta os social-democratas aos democratas-cristãos/populares do CDS-PP.

Tenho razões de sobra para acreditar na valia pessoal e política da sindicalista, da professora e, acima de tudo, da mulher decidida e afável que fiquei a conhecer - de forma próxima, por simples privilégio laboral -, nos últimos meses. Exatamente quando ela aceitou o desafio proposto, deixando ao julgamento dos açorianos a acérrima defesa da sua categoria profissional nos últimos anos, assim como a sua capacidade de gerar consensos e de apaziguar ânimos. Porque essa também é uma qualidade...que tantas vezes os atores políticos esquecem.

Na campanha mais demagógica e desinteressante de que tenho memória, e numa altura em que Portugal ainda está mergulhado numa enorme crise, a Sofia Ribeiro é uma lufada de ar fresco. E a entrevista dada, esta manhã, à Antena 1/Açores, é também um claro sinal disso. Salut, Sofia!