Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

30.Mar.17

A prova maior

Foto Antevisão DI Azores Airlines Rally ABETT.JPG

Foto: António Bettencourt

 

Quando iniciar a leitura desta antevisão, estarão certamente carros a rolar no Shakedown do Azores Airlines Rally, marcado como habitual para os Remédios “pequeninos” onde, a partir das 10 horas se corre a Qualifying Stage, que vai ordenar os pilotos na estrada, mediante a sua escolha e os tempos obtidos. Ou seja, resultados “a doer”, só lá para as três e meia da tarde, depois de corrida a nova “especial”, Lagoa Stage. Aí sim, começou a prova que abre o Europeu de Ralis, o campeonato açoriano e que é já a terceira do calendário nacional absoluto em 2017.

Depois da fantástica vitória do ano passado, Ricardo Moura e António Costa garantem que, perante o “seu” público, vão voltar a lutar até ao último quilómetro por um resultado de destaque com o Ford Fiesta R5. O nonacampeão açoriano é, justamente, a figura principal do rali, afirmando que “é um enorme prazer e um grande desafio estar novamente presente no mais importante evento desportivo disputado nos Açores. O objetivo será lutar pelos lugares do pódio. A concorrência é fortíssima, e queremos tentar manter um ritmo que nos permita estar sempre próximo do nosso objetivo. Será uma difícil tarefa, mas estimulante e motivadora. Contamos com a nossa equipa e com o público nesta importante caminhada”, afirmou Ricardo Moura, durante os testes do fim de semana.

Com efeito, as baterias apontam o bicampeão “Kajto” Kajetanowicz (Ford) e o fogoso russo Alexey Lukyanuk (Ford) como os homens que deverão, com Moura, lutar pelo pódio – leia-se vitória… - sem apelo nem agravo, bem vigiados pelo jovem letão Ralf Sirmacis (Skoda). Num rali onde os outsiders até poderão ser outros pilotos portugueses, manda a curiosidade que se sigam atentamente o alemão Marijan Griebel ou o checo Jan Cerny (os dois em Skoda).

Enquanto os “rapazes” do ERC Junior “sub 27” farão, certamente, as delícias de todos com a sua fogosidade e talento.

Nas contas do Nacional de Ralis, depois do Serras de Fafe – ganho por Pedro Meireles (Skoda) – e de Castelo Branco – onde José Pedro Fontes (Citroën) triunfou -, é o bicampeão quem lidera a contenda, mas Fontes não vai correr em São Miguel, uma vez que os regulamentos deste ano permitem escolher duas das três provas internacionais do calendário para pontuar, e o piloto da “Sports & You” optou pelo Rali de Portugal e pelo Vinho Madeira. Assim, as atenções viram-se para Meireles, João Barros (Ford), Carlos Vieira (Citroën) - que lutou pela vitória atá ao final na segunda prova da temporada – e Bruno Magalhães, que está de volta com um Skoda e promete dar luta.

No campeonato açoriano, a grande novidade é o Citroën DS3 R5 dos irmãos Rodrigues, que será o terceiro carro da categoria a ficar pelo arquipélago, sendo de adivinhar que Moura estará alguns furos acima da concorrência, onde Luís Miguel Rego (Ford) quererá repetir o brilharete de 2016, com Ruben Rodrigues a ser uma feliz incógnita, que se saúda. Hugo Mesquita e o regressado “Licas” Pimentel (ambos em Mitsubishi) são os homens que vão correr no NR4 (antiga Produção). Rafael Botelho (Citroën), novel campeão das duas rodas motrizes, medirá forças com a caravana nacional, restando aos 8 concorrentes da prova “regional” garantir boas pontuações, e contar com o apoio de um público entusiasta, que enche sempre as belas classificativas micaelenses.

O programa do rali começou ontem à noite, com a City Show, uma prova extra na marginal de Ponta Delgada, prolongando-se até à tarde de sábado. Serão percorridos cerca de 670kms. 210 deles em 16 provas especiais, com 89% de pisos de terra e 11% de asfalto.

 

Carro zero lembra Horácio Franco

 Foto Caixa Carro 0.jpg

Surgiu, na terça feira ao fim da tarde, durante a apresentação pública do Citroën DS3 R5 de Ruben Rodrigues e Estevão Rodrigues, nas Portas do Mar, e foi uma iniciativa da Fábrica de Tabaco Micaelense. O carro zero do Azores Airlines Rally 2017 vai evocar o nome de Horácio Franco, campeão açoriano falecido no início deste mês, recuperando uma das últimas decorações que o piloto utilizou nos Açores. Uma feliz lembrança, que certamente tocará todos os adeptos.

ready.jpg

Peça DI 3abr17.jpg