Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

490 anos de Angra Cidade

23.08.24, MSA
Angra do Heroísmo comemorou ontem 490 anos sobre a sua elevação a Cidade. A efeméride mereceu as habituais cerimónias - que incluem um suadouro no Salão Nobre... -, com as também habituais homenagens e condecorações, num esquema que tem funcionado bem, com música a seguir e todas as entidades da praxe. Tenho ido pouco a esses eventos, mas de repente recuei 40 anos - é preocupante, não? - ao dia dos 450 anos, em que houve um desfile de carros antigos debaixo de chuva, num cent (...)

FCP 24/25. Arranque com sabor a triunfo...

17.08.24, MSA
Estão identificadas as valias e carências do FCPorto 24/25, sendo que a equipa orientada por Vítor Bruno depende da manutenção de alguns elementos, mesmo se há saídas iminentes...ou não. De qualquer forma, o início de temporada dificilmente poderia correr melhor, fruto também da motivação que se crê o novo "Mister" está a imprimir ao plantel. Pena que, no universo portista, haja ainda muita gente a rezar pela Velha Senhora, quando está visto que o ar mais saudável que se r (...)

Vermelhidão de Conceição?

14.08.24, MSA
A mais recente novela inventada pelos comentadores e jornais desportivos - e têm sido às dezenas - já encheu páginas e emissões durante três dias. Acho que sem o impacto esperado, de tão tonta que é. Mas se isto avança, vai ser giro, vai...

Boicote à guerra...

12.08.24, MSA
Dias depois do início do conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, partilhei que não iria ler uma linha nem ver uma notícia sobre o mesmo, num boicote pessoal ao mediatismo destas guerras modernas. Não o terei cumprido cegamente, mas lá fui desviando os olhos e mudando de canal, quase automaticamente. Há pouco vi um desses comentadores de guerra a fazer uma espécie de maquete digital dos ataques, como se estivesse a rever uma falta para penalti ou um fora de jogo. Em 2024, (...)

Carlos Lopes. Madrugada de ouro foi há 40 anos

12.08.24, MSA
Tinha 9 anos na madrugada de 12 de agosto de 1984. Estávamos no Porto Martins, no pequeno estúdio anexo à casa do Sr. Guilherme Brasil, e não sei se a sintonia era na RTP se na televisão americana da Base. Ninguém pregou olho, naquela que terá sido a primeira grande emoção nacional que me lembro de sentir. Em Los Angeles, Carlos Lopes parecia voar, rumo à primeira medalha de ouro olímpica do nosso país. O atleta do Sporting, então com 37 anos, correu a Maratona em 2 horas 9 m (...)

Desigualdades

04.08.24, MSA
A mais badalada polémica dos Jogos Olímpicos de Paris fez-me recordar duas atletas fabulosas, curiosamente ambas oitocentistas. Maria de Lurdes Mutola, consagrada campeã moçambicana, e Caster Semenya, a mal amada campeã sul-africana. Sem relativizar, impressiona-me a destruição mediática de que alguns desportistas são alvo, e a profusão de comentários preconceituosos e desconhecedores, que em nada contribuem para o desporto ou para a vida. Mutola e Semenya são diferentes e igu (...)

Super Taça de descobertas

03.08.24, MSA
Por agora, o campeão nacional ainda tem uma equipa mais consistente que o FCPorto, que venceu há pouco mais uma Super Taça Cândido de Oliveira. Mas a equipa - a minha, do meu clube - orientada por Vítor Bruno mostrou um querer notável, com um plantel em construção e ainda muitas incógnitas. Nada disso abalou a ambição do conjunto menos apetrechado em campo. Virar três golos ao abrir de uma época de descobertas não é para todos. Mas o Futebol é assim. E o primeiro sorriso (...)

Ronda da Madrugada

03.08.24, MSA
Ronda da Madrugada (Santa Maria). Palco Marina. Festas da Praia. World Music, Folk, chamem-lhe o que quiserem. Muito talento, alegria e interação com o público com nota 10, por uma banda consagrada, que canta os Açores em tons de planeta. Bem ensaiados, cúmplices e a pedirem ao nosso bom gosto mais e mais tempo de atuação. Que melhor para abrir umas festas do que um coletivo assim, que orgulha quem é destas ilhas. Que são de bruma, mas que albergam quem nos dá felicidade. Nunca parem.