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PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

Rali de Portugal - apontamentos (1)

28.05.10, MSA

Sebastien Ogier lidera e está a brilhar...

Foto:Manuel Bessa Carvalho/Motores Magazine

 As primeiras linhas escritas em solo algarvio, curtas como convém para que não se perca a energia inerente a seguir a prova, acabam por se referir à super-especial de ontem e à etapa de hoje, a primeira em estrada aberta, e onde Sebastien Ogier se abalançou a provar aos patrões da Citroen Sport que bem podem apostar nele como o sucessor natural de Loeb, isto mesmo se o multi-campeão ainda estará longe da reforma, como bem poderá mostrar aos primeiros quilómetros de amanhã, onde deverá assinar uma das suas famigeradas recuperações…que quase sempre resultam em vitória folgada. Mas (ainda) na tarde/noite de ontem, e mesmo se o Estádio Algarve mal teria meia casa, o espectáculo foi agradável, com os “roncos” dos WRC a fecharem em beleza uma jornada onde houve diversidade, belas imagens, actuações de luxo e um muito mau som ambiente. Em pista, Mikko Hirvonen seria o mais veloz, adiante do surpreendente Villagra e de Petter Solberg, um dos mais aplaudidos durante toda a prova. Em termos nacionais Armindo Araújo elevou o tom das bancadas, sendo ainda o mais eficaz, mesmo nos tradicionais Grupo N e com apenas 3 Super 2000 à sua frente, os de Brynildsen, Al-Attiyah e Ketomaa, curiosamente derrotados pelo espectacular Yeray Lemes, que colocou o Clio S1600 atrás de 13 bólides WRC. Apesar de não ter visto todos os Clássicos que antecederam os homens da prova principal, deu para me aperceber que as expectativas para as passagens “Revival” de amanhã têm bem razão de ser. Afinal Kankkunen e Quim Santos são marcos únicos. No capítulo das melhores exibições, e mesmo se o cronómetro a isso não ligou muito, tenho de destacar os saltos de Loeb, as derrapagens de Petter Solberg, a subtileza de Ketomaa ou a agressividade de Bernardo Sousa, para além dos bons resultados dos Clio R3 de João Silva, o madeirense que liderou mais de uma hora a contenda, e de Kevin Abbring. Na manhã de hoje, e sob um clima que alternava o encoberto com o sol forte, foi fácil de verificar a evidência das diferenças entre o lote de pilotos mais rápidos, assim como se tornou interessante ir ouvindo as opiniões de alguns pilotos já retirados que, na estrada, davam a sua avalizada visão dos acontecimentos. Ogier e Sordo estiveram em alta, com o francês a puxar a si o protagonismo do dia, mantendo um ritmo impressionante. Loeb está na sua habitual jogada, surpreendendo mesmo Hirvonen com a chegada ao pódio provisório, enquanto Latvala está uns furos abaixo, nem conseguindo bater o mais jovem dos irmãos Solberg, Petter. Entre os portugueses, Bernardo Sousa lidera para o campeonato, mas é Armindo Araújo o melhor à geral, curiosamente em segundo da Produção ante o estónio Tanak. Nos S2000, Ketomma lidera e assume-se na frente, se bem que Al-Attiyah esteja relativamente perto, assim como Per-Gunnar Andersson. De qualquer forma o mais rápido da categoria é o “extra” Juho Hanninen, que se mostra sempre um regalo à vista, justificando em pleno a liderança que mantém no IRC. Nas duas rodas motrizes o belga Neuville foi quem mais deu nas vistas, e confirmo que na estrada assim era mesmo, mas um despiste ofereceu de bandeja o comando a um sossegado Burkart. Em destaque a sobriedade e coerência da cobertura radiofónica do rali a cargo da Antena 3, com a equipa madeirense em funções, e os restantes colaboradores, a imprimirem um ritmo excelente aos diversos contextos do evento para criar notícia e revelar conhecimento de causa. Até porque têm de se aproveitar as “fraquezas” de homens como Raikkonen (que no caso simplesmente não fala…) para algumas “deixas” de humor ao sabor do momento. Impossível seria esquecer uma palavra de apreço a mais uma actuação em grande nível de Ricardo Moura. O bi-campeão açoriano lidera o grupo N nacional e foi, quase até ao final do dia, o terceiro português da tabela (Armindo Araújo inclusive), perdendo essa posição para Vitor Pascoal na derradeira especial da tarde. Mais uma prova da sua consistência e da forma aguerrida como se afirmou um valor seguro no campeonato português. Boa sorte para amanhã, Ricardo. Um pequeno apontamento para os felizardos (não fui um deles, tenho apenas um cartão de imprensa que não serve para acompanhá-los) que adquiriram o passe proposto pela organização, salvo erro no valor de 175 euros, para acesso restrito a várias ZE’s do rali. De facto as referidas zonas foram escolhidas a capricho, sendo as melhores da prova até esta hora. Os ditos felizardos têm transporte do seu carro até lá, usufruem de bancadas e ainda de muito espaço livre após a debandada dos vários convidados que querem apenas ver os primeiros carros. Realce-se que as dotas zonas são interditas aos espectadores em geral, comprovando-se que o futuro dos ralis (leia-se WRC, espera-se…) estará mesmo na venda de bilhetes para sítios de domínio público, ou talvez um dia na eliminação completa dos adeptos que não dão lucro às organizações…