Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

18.Set.09

Livro.

O livro a apresentar, ao final da tarde, na Câmara de Angra...

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura apresenta esta tarde (18h00), no salão nobre dos Paços do Concelho, a obra do Arquitecto Paulo Gouveia intitulada "Angra do Heroísmo: Arquitectura do Século XX e Memória Colectiva". À apresentação pública do livro, associa-se uma conferência pela Arquitecta Ana Vaz Milheiro.

A obra resulta da tese de doutoramento do autor, apresentada na Universidade de Évora no ano de 2002, integra o plano editorial do Instituto Açoriano de Cultura para assinalar o 25º aniversário da inscrição da zona antiga da cidade de Angra do Heroísmo na Lista dos Bens "Património da Humanidade" da UNESCO.
Nela, o autor procedeu a um exaustivo levantamento e caracterização das principais intervenções arquitectónicas ocorridas ao longo do século XX, no núcleo central da cidade de Angra, algumas delas (infelizmente) já alteradas ou desaparecidas.
Num total de 280 páginas, preenche-se uma lacuna na história da cidade, pois o seu conteúdo científico corresponde à necessidade de satisfazer um público exigente e interessado em conhecer a cidade de Angra do Heroísmo nos seus aspectos arquitectónicos e históricos. Sendo a abordagem dos temas e o discurso contido nos seus textos acessível ao público em geral.
 
Paulo Duarte de Melo Gouveia nasceu na cidade de Angra do Heroísmo. Licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra em 1970, e em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1978. Frequentou o curso de pós-graduação em Restauro e Conservação Arquitectónica pelo International Center for the Conservation and Restauration of Monuments, ICCROM, em Itália no ano de 1982 e defendeu o doutoramento em Arquitectura na Universidade de Évora em 2002. Desempenhou diversos cargos dos quais destacamos a colaboração junto da Universidade dos Açores na reconstrução da cidade Angra do Heroísmo, destruída pelo sismo de 1 de Janeiro de 1980. É autor da obra Arquitectura Baleeira nos Açores/Whaling Architecture in the Azores, editada pela Presidência do Governo Regional dos Açores (Angra do Heroísmo, 1996) e autor de diversas conferências e trabalhos arquitectónicos, dos quais foi diversas vezes premiado.