Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

Workshop Ralis: a simplicidade de um campeão...

14.07.09, MSA

Aspecto da sessão teórica do Workshop...feita em tom de conversa...

No passado sábado os ralis foram tema na ponta da língua para cerca de 25 adeptos terceirenses da modalidade, os mesmos que aderiram a uma iniciativa proposta por Nuno Rocha e pela Auto Avelino Sport, e que trouxe à ilha o campeão Rui Madeira, um dos mais experientes pilotos nacionais e um homem com créditos firmados fora de portas. Reunidos de manhã do Hotel do Caracol, a sessão teórica do certame deu-se em tom de conversa aberta, com diversas questões a serem colocadas ao ex-piloto do WRC, que sempre foi dando o toque pessoal na forma de explicar e fazer ver pequenos pormenores ou mesmo as grandes “aventuras” no mundo dos ralis. Com tom acessível, Madeira falou da importância de uma boa colocação ao volante, do papel primordial do navegador, dos limites nos reconhecimentos e de como estes podem criar situações de maior entrosamento entre a dupla que tripula um carro de corrida. Focou ainda as suas diversas experiências aquando das passagens por equipas como a Grifone (Itália) ou a M-Sport (Ford), ou mesmo do falhado projecto do Seat Cordoba WRC e das duas provas feitas na equipa da Peugeot Portugal.
Rui Madeira, com o "nosso" fotógrafo Ricardo Laureano...
De tarde, e no campo de jogos da Terra Chã, os presentes e alguns convidados tiveram honras de navegador, andando ao lado de Madeira no Subaru de Miguel Soares e no Starlet de Fernando Riqueza, enquanto os irmãos Nuno e Rui Rocha tripularam em bom ritmo o pequeno Toyota e o habitual Saxo Cup, respectivamente. Foi uma jornada de sã camaradagem, onde se notou a falta de mais pilotos da extensa lista local, mas também o empenhamento dos nossos dirigentes em estarem passo a passo ao lado de iniciativas, como esta, que só dignificam uma actividade que, cada vez mais, vai crescendo entre nós.
Foto de família, no final do certame...
De realçar a vontade comprovada desta organização em centrar os acontecimentos na freguesia da Terra Chã, localidade de origem de toda a família “Avelino”, afinal promover os nossos lugares, seja com que tipo de acções for, é sempre uma valia acrescida a ter em conta. E nisso também esteve em alta a turma de Nuno Rocha.
  
O futuro…
 
Actualmente semi-retirado dos ralis, Rui Madeira não põe de parte participar em alguma prova durante a temporada em curso. Para já “estou de facto parado, mas sempre em busca de algum apoio para correr provas que me dão muito gozo, caso do Rali da Madeira (onde integra a lista provisória de concorrentes para a 50ª edição), ou do Rali dos Açores, onde fui carro-zero este ano”, explicou.
Rui Madeira em declarações para o "Rodas e Motores", da TV Azores Global...
Ainda com funções de dirigente federativo, se bem que com a desejada saída “barrada” há uns tempos atrás, Madeira tem sido fundamental na luta por melhores condições para os ralis portugueses, “o que nem sempre é ouvido pelas autoridades e governos, afinal esta não é uma modalidade querida por muita gente com poder de decisão”, disse durante o workshop. Mostrando na Terceira o seu carinho pelos carros e pelos amantes dos motores, o campeão de Almada mostrou-se apto a correr ao mais alto nível, coisa que vai fazendo –nestes e noutros moldes - aqui e ali em prol de um desporto de paixões…