Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

29.Jun.09

3ª Corrida Feira São João 2009 (26 Junho)

1º Toiro (RB) nº479 495kg

 
Possante o primeiro da tarde, que Manuel Lupi aguardava em soberbo cavalo negro. Ferro de lado a abrir, numa tarde onde se esperava mais gente na praça prateada pelos anos.
 
Manuel Lupi, numa tarde em que "El Juli" abafou tudo e todos...
  
Nos curtos o jovem cavaleiro, com alternativa tirada o ano passado no campo Pequeno, tentou abrir a feição à sorte, mas foi-lhe faltando toiro para a função. Assim mesmo granjeou a assistência, com curtos de bom porte, um violino bem medido e um de palmo a fechar.
 
Pega – Álvaro Dentinho (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)
 
Brinde sentido ao público, cite curto e reunião forte. Bem ajudado, ficou e cumpriu à primeira saída.
 
2º Toiro (RB) nº486 475kg
 
Bem formado, mas distraído, o toiro entrou ligeiro em praça, para Julián Lopéz “El Juli” lhe dar os lados, puxando com temple e intuição a falta clara. Na capa, e depois de bandarilhas medianas, trancou-se à trincheira e fez pela vida, realçando-se um passe de peito muito bonito. Para os menos conhecedores da sorte de varas, a falta de trapio do toiro, e consequente queda do brilho na lide, foi este um bom exemplo do que não se soube ser este “RB” capaz, de facto. Noção de risco espantosa de “El Juli”…
 
3º Toiro (RB) nº499 480kg
 
Manuel Lupi a brindar a “El Juli” e, montando um notável e reluzente dourado, a “despachar” a ferragem longa com o segundo à tira a ficar bem. Cambiada a entusiasmar no afago ao primeiro curto, mas com Lupi a exagerar na aproximação, levando dois toques. Esteve alegre e com o mérito de aproveitar os terrenos para a restante ferragem da lide.
 
Pega – Leonardo Gonçalves (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)
 
Brinde hospitaleiro a “El Juli”, com o valoroso forcado a enrolar-se à primeira. Recuperou rápido para novo intento e, mesmo tendo descaído um pouco na cara, fechou-se claro.
 
4º Toiro (RB) nº447 530kg
 
“El Juli” para a segunda das suas três lides. Capote bem medido, verónicas e revolera a deixarem o toiro mais solto. Chicuelinas e um bom remate deixavam a descoberto um toiro de garbo e entrega. Pegou na capa e na lide com ganas e arrancou para um sucesso de elevado recorte, saindo sempre bem das sequências e aproveitando toda a nobreza ao dispor. Domínio absoluto da contenda, sempre com atitude elevada, com as bancadas de Angra submissas ao talento do madrileno, figura maior do toureio mundial. Duas voltas à praça, uma delas com o ganadero António Baldaya, que também foi à arena em nome da qualidade que o 447 permitiu à sorte de “El Juli”.
 
Ántónio Baldaya, chamado por "El Juli", dada a bravura do 4º toiro da ordem...
 
5º Toiro (RB) nº478 425kg
 
Toiro mais pequeno e a querer humilhar ao capote. Verónicas bem ladeadas. Bandarilhado o oponente, “El Juli” foi à capa tirar-lhe de esforço em terreno acertado. Fê-lo crescer em praça, mas desta feita foi claro que havia toureiro a mais. Com muita intuição, foi pisando a arena em busca de abertura para brilhar, salientando-se derechazos em série e belíssimos naturais, onde esteve crescente e com que arrancou para um final de sorte bem medida e com arte. Colocou o toiro em curros, deu volta em ombros e saiu pela porta grande. Gracias, “El Juli”!
 
6º Toiro (RB) nº476 530kg
 
Manuel Lupi depois da emoção do toureio apeado, que resultou em pleno nesta Feira de São João’2009. Bom comprido de entrada e um inicio de lide com fulgor. Falhanço ao primeiro curto e o muito ímpeto a dar mais dois toques ao cavalo. Bons recortes, mas alguma agressividade em excesso. Assim mesmo lide agradável e interacção com o público. Dois bons palmos a fechar.
 
Pega – César Fonseca (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)
 
Grande primeiro intento, com todo o trabalho bem feito, mas a não ficar. Derrote muito forte à segunda, e a terceira tentativa o grupo a fechar, ajudando com vontade. Bom momento do rabejador Leonardo Gonçalves.