Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

23.Jun.09

Marcha dos Veteranos lembra Zé da Lata...

Esta noite os veteranos vão homenagear o Zé da Lata...

 

Tempo de São João em Angra do Heroísmo. A cidade engalanada recebe os seus convidados e a sua gente com o coração aberto e uma palavra de agrado ao canto da boca. E dela sai o assobiar de uma música que ficou no ouvido. E que por lá se vai manter até depois dos foguetes do adeus. Pois das memórias se fazem também as festas.
 
Poema sentido de Álamo Oliveira e música com tons de ilha de Carlos Alberto Moniz. Com esses traços a Marcha dos Veteranos homenageia o Zé da Lata. O pastor, o poeta, o cantador e tocador, o homem de talentos que deu as suas artes à terra que o viu nascer, e que nela vai perdurando pelos tempos. Como o trautear da música que o recorda.
 
De um lado o pastor, cortejado pela sua fleuma na hora de actuar. De calças de cotim, cabaça e bordão, pisando a calçada com as alpercatas do dia de vida.
Do outro as senhoras da cidade que, da elegância das varandas com história, o convidam a vir à festa. Numa vénia cortês para que possa sentir o pulsar desta gente de diversões.
 
Tudo com o coração junto à boca, cantando e rindo na lembrança do que cada canto desta terra nos diz à alma. Tal e qual este nosso hino ao amor…
 
 
(Letra e música para "espreitar" aqui)

 

1 comentário

Comentar post