Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

22.Jun.09

1ª Corrida Feira de São João 2009 (21 Junho)

1º Toiro (ER) nº237 400kg

 
Sob a ameaça da chuva a feira abriu com casa composta para a novilhada inicial. Vindo dos ares da Califórnia, onde toureou por duas vezes, Rui Lopes recebeu um exemplar bem formado, mas algo baixo, e que fitava em demasia as tábuas. Dois compridos tardios deram algum coração à lide, que se quedou por normal, em muito devido ao fraco oponente.
 
Pega – Jorge Santos (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)
 
Com o grupo de faixa preta ao braço, marcando a recente morte do antigo forcado José Porto, o jovem da Tertúlia desviou-se ao intento inicial, mas louvou valente abraço na pega decisiva, mantendo o selo da juventude em praça.
 
2º Toiro (RB) nº492 475kg
 
Bom recorte de José Manuel Mas em Angra...
 
Depois do bonito “Camponera” soar na praça, pela Filarmónica da Associação Cultural do Porto Judeu, foi ao som do “64” – um original de Francisco Rocha -, que evoluiu o toureio de capote por José Manuel Más e Manuel Dias Gomes que, com paradas e respostas estiveram audazes nas verónicas e nas chicuelinas. Naturales bem rodados embelezaram um embate suave de Más, num asseio em que a esquerda do novilho permitiu realçar bons recortes.
 
O local José Luís Leonardo, fitando o segundo toiro da ordem...
 
3º Toiro (T) nº103 410kg
 
Manuel Dias Gomes perante um toiro alegre e de córnea baixa, a efectuar passes bem medidos, com destaque para as chicuelinas em primor. Após belíssimos pares de castigo, o possante “Irmãos Toste” cresceu largo. Na muleta Dias Gomes dedicou a sorte ao saudoso Ricardo Jorge – ainda e sempre com falta sentida na trincheira da monumental de Angra… - e, com emoção em praça, fez valer a sua técnica, mesmo se nem tudo lhe correu de feição.
 
4º Toiro (ER) nº225 430kg
 
Rui Lopes num ferro ao seu segundo toiro da tarde...
  
Montando o lindíssimo “Sublime”, Rui Lopes parecia querer limpar a entrada menos boas, mas o início da contenda não foi brilhante. Já nos curtos, e com o toiro a furtar-se ao envolvimento, e fechando com o “Teimoso”, o jovem terceirense cravou em estilo, mas já teve pouco toiro para a saída.
 
 
Pega – Holger Melo (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)
 
Brindou ao público, fechando-se facial à barbela e sem grande estrondo.
 
5º Toiro (T) nº86 460kg
 
Mais um mano-a-mano ao capote, com ambos os diestros – Más e Dias Gomes – num jogo de bom nível. Bonitos momentos e a ovação grande da tarde. Muleta concentrada de Más, que mostrou novamente saber e capacidade para ir buscar um toiro complicado e indefinido. Chamou-o ao corpo e deu cor a uma jornada que foi morna no seu conjunto.
 
6º Toiro (RB) nº496 480kg
 
Dias Gomes, crescendo na sua segunda lide da corrida que abriu a Feira de São João...
  
Más surgiu pleno do embalo criado pela sua lide e, no despique da abertura, preparou bem o “RB” – o mais pesado da tarde – para novamente se bandarilhar bem em Angra, dando o toiro a Dias Gomes para uma luta que começou com salero e intenção. Capa firme, e em jeito destemido, puxou as palmas ao terreno. Tendo toiro, soube falar e dar sabor ao embate, rematando sempre em brio, embora uma quase-colhida tenha abeirado o perigo e o insucesso da sorte.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.