Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

Recordações por fotografia.

27.03.09, MSA

Descerrando a fotografia do meu avô Fernando...

Foto: Paulo Mendonça

 

Fez ontem uma semana estive no 103º aniversário da Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral, ou simplesmente "Fanfarra", a insigne agremiação de novo sedeada com pompa e circunstância na Rua da Guarita, com umas instalações de luxo e gosto que honram certamente o seu nome, se bem que ainda com muito para (re)construir.

Na ocasião, e seguindo a tradição de ser uma colectividade de memórias e sentimentos, foram distinguidos os dez sócios mais antigos ainda vivos, nos quais reconheci figuras habituais da minha tenra infância, seguindo-se, durante uma produtiva sessão solene, o descerramento de três fotografias retratando e eternizando os anteriores presidentes da Assembleia Geral da Fanfarra, no caso o meu avô - Arqº Fernando Augusto de Sousa - e os doutores Álvaro Monjardino e Bento Barcelos, sendo que o primeiro foi quem por mais tempo exerceu o cargo. 

Com uma contida emoção - confesso...-, descerrei novamente a imagem de uma pessoa a quem devo grande parte da maneira de ser e, possivelmente, da curiosidade criativa. Marcante o pequeno acto pois, aí há coisa de uns 28 anos - penso que em 1981 - já descerrara exactamente a mesma foto, então numa das salas da antiga sede, entretanto destruída por um incêndio. Era então uma pequena criança, que tremeu de orgulho ao puxar a bandeira, deixando ver o avô por quem se embevecia. Seguiu-se também uma sessão solene, a que me lembro de assistir do balcão do antigo cinema porque, salvo erro, o sono começava a ameaçar-me a continuidade das emoções entre tanta gente grande. Como grande é toda aquela gente que agora ocupa as paredes da Fanfarra, reerguida e orgulhosa. E maior ainda o espaço que, no coração, deixei sempre para as recordações de um avô que foi um marco para mim...

4 comentários

Comentar post