Jorge Forjaz de novo premiado.
28.07.05, MSA
O genealogista Jorge Forjaz viu a sua obra novamente reconhecida. Desta feita foi-lhe atribuído o Prémio 3º Marquês de São Payo da Academia Portuguesa da História, pela obra Os Colaço-Uma Família Portuguesa em Tânger que as Edições do Guarda-Mor, responsáveis pelo Genea Portugal, editaram em Dezembro passado.
Instituído em memória de um dos mais importantes genealogistas e heraldistas do século XX, o prémio destina-se a galardoar obras na área da História Genealógica e da História Diplomática, circunstâncias que concorriam em simultâneo nesta obra de Jorge Forjaz.
A cerimónia da entrega dos prémios decorreu na sede da Academia Portuguesa da História, durante a sessão de encerramento das actividades do ano académico, tendo o prémio sido entregue pela condessa de São Payo, filha do patrono.
É a quarta vez que Jorge Forjaz vê trabalhos seus premiados pela Academia Portuguesa da História. Recebeu anteriormente:
- Prémio Fundação Oriente (Presença dos Portugueses no Mundo) para Famílias Macaenses.
- Prémio 3º Marquês de São Payo (História Genealógica) para Os Teixeira de Sampaio da Ilha Terceira.
- Prémio Calouste Gulbenkian (História Moderna e Contemporânea de Portugal) para Correspondência para o Dr. Eduardo Abreu - Do Ultimato à Assembleia Nacional Constituinte - 1890-1912.
Parabéns, Tio.