Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

02.Mar.06

Quem se mete por "Atalhos"...

Quadblog.jpg
Foto: RL Photo.

É já no Domingo que vai para a estrada, ou melhor para fora dela, a segunda prova do recém-criado Troféu para as Motos e Quads terceirenses. Sendo uma vertente do todo-o-terreno que mobiliza sempre muitos concorrentes, e também bastante público –coisa que, aliás, os “colegas” jipes 4x4 também têm feito -, aguarda-se mais uma jornada de grandes disputas, até porque a prova já será corrida nos moldes escolhidos para o renovado Troféu. Duas regularidades/navegação vão escalonar a classificação geral, tendo lugar o epílogo da competição com uma prova de velocidade que é facultativa para os concorrentes.
Depois de uma prova inaugural (os “Trilhos da Terceira”, corridos há um mês atrás) onde a dureza dos pisos e do traçado originou várias situações de dificuldades inerentes, é já certo que a prova nº2 será mais “leve” nesse particular. Organizada por Ricardo Costa, a segunda edição dos “Atalhos da Ilha” será apresentada amanhã, às 20h30, no “Snack Bar Americano”, em Angra do Heroísmo, altura em que será feito o habitual “briefing”, dando as necessárias informações a um leque de concorrentes que não andará longe das três dezenas.
A partida para a primeira navegação será dada às nove horas e trinta minutos de Domingo, tendo como pano de fundo a cidade de Angra e como ponto de encontro o Pico das Cruzinhas, no Monte Brasil. Seguem-se 41.850 metros de prova, onde a passagem em tempo útil pelos controlos-e mediante a média horária exigida- decidirá quem são os melhores. As matas do Posto Santo e da Terra Chã, entremeadas pela descida do Pedregal, levarão os concorrentes à Praça de Toiros da Serreta, onde deverão começar a chegar a partir das onze horas. Aí será hora de reconfortar o estômago, recorrendo aos “serviços” de uma certa carrinha de cor verde, para, pelas 12h30, começarem as motos e quads a sair para a segunda tirada do dia. Esta vai rondar as freguesias de Altares e Biscoitos, apanhando a canada “Fofinha” antes dos Três Cantos, para se atravessar a “Pulpex” rumo ao Cabrito. Uma breve ronda pelas imediações do Aterro Sanitário antecede a chegada (prevista para as 14h30) à Lagoa Artificial do Cabrito, depois de passados mais 49.790 metros. Nesse local haverá nova e breve neutralização, e às 15h30 os “artistas” estarão prontinhos para enfrentar o derradeiro desafio, este sim apenas contra o cronómetro. A entrega dos Troféus aos vencedores e vencidos far-se-á novamente no Snack Bar Americano, às 20h30.
Em suma, tudo está reunido para mais uma prova em que a expectativa durará até final. Como ponto de referência pode dizer-se que, na prova inaugural, os melhores foram João Parreira, Paulo Jesus e Josué Rocha (Quads) e Tiago Ficher, Paulo Toste e Ricardo Costa (Motos). A prova de velocidade dos “Trilhos da Terceira” teve no pódio Nelson Mendes, Paulo Jesus e José Pontes (Quads) e Paulo Lima, Tiago Bettencourt e Tiago Ficher (Motos).
Agora vamos ver que se mete por “atalhos”, mas sem se meter em “trabalhos”…!