Discutir o Mar...
IDEIAS
&
DEBATES
Prossegue hoje a série de encontros “Ideias & Debates”, eventos abertos ao público e cujo mote é simplesmente pôr a sociedade açoriana, e particularmente a terceirense, a discutir as temáticas actuais que mais a afectam.
O Mar, na sua vertente lúdica e de conhecimento, foi o tema escolhido para a segunda sessão, que terá lugar no “Riviera Café”, na Praia da Vitória. Segundo uma nota da organização “quando olhamos à nossa volta os sentidos inebriam-se de azul”, e para quem nasceu “nestes torrões de lava perdidos entre o Velho e o Novo Mundo” o Mar é um elemento fulcral, com o qual nos “habituamos a conviver, estando rodeados pela imensidão do azul oceânico”. Os oradores convidados são o arquitecto João Monjardino, Jorge Vieira e o Professor João Rodeia.
Mas, e porque “o Mar é como o ar que respiramos – não o vemos nem o sentimos”, o grupo que dinamizou a iniciativa quer pôr os terceirenses a “pensar no mar”. Visível no texto que antecede mais este encontro é a ideia de que “andamos de costas voltadas para o Mar, não aproveitando todo o seu potencial nem todos os seus recursos”. Considerando o Mar como “o nosso maior património e o nosso maior bem”, com esta segunda edição do “Ideias & Debates” pretende-se encarar o nosso mar “de frente”, tentando ver as razões de só estarmos “com ele de Junho a Setembro, estando ele ali todo o ano”…
Há dez anos, Lisboa e Portugal convidavam o mundo a mergulhar no futuro. Os Açores associaram-se a essa que foi uma das maiores iniciativas mundiais de homenagem aos Oceanos – a Expo '98. Passada uma década ficam no ar algumas dúvidas: “Como estamos? Continuamos a amar o Oceano como em 1998? Cumprimos os nossos desejos de então? Soubemos viver o Mar?”. Tal como há dez anos, o “convite repete-se: Venha mergulhar no futuro”, é este o mote para o “Ideias & Debates” desta noite.