Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

25.Nov.07

São Miguel vista da Terceira...

Uma vista rara: São Miguel, do alto da Serra de Santa Bárbara (Terceira)...

A paisagem não é, de facto, habitualmente assim. A foto aqui publicada é um instantâneo raro, da autoria do meu amigo Luís Veríssimo, e capta a ilha de São Miguel, avistada do alto da Serra de Santa Bárbara, numa imagem extremamente rara e até duvidada por muita gente.

O mote foi dado por uma outra foto, da autoria do Sr. Eduardo Faria e que o "D.I." publicou também na Sexta-feira. É espantoso como o Mar vulgariza uma distância de 90 milhas. E como o horizonte nos pode tornar tão próximos...

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Terceirense 23.02.2009 01:03

    Para responder ao comentário de "MICAELENSE"
    Sim, queremos progresso e temo-lo!
    Tanto que o grupo PAIM, da Terceira, está a investir em S.Miguel. Basta ver todos os apartamentos a norte da avenida Antero de Quental, em Ponta Delgada... Para não falar do casino, em parceria com o mesmo grupo assim como o centro comercial da Calheta. Já agora, caro irmão açoriano, sabia que a marca de automóveis OPEL de São Miguel foi comprada pela Terceira? Não sabia?
    Quanto ao resto...
    Modelo - marca do continente, da SONAE...ups...não é uma empresa micaelense, a não ser que Belmiro de Azevedo tenha mudado de residência, não creio...
    SOLMAR - não obrigado já temos o Guarita que é 100% nosso e já concorre nos preços com o Modelo...venha conhecer, há tanto na Terceira para ver...Será necessário ter um centro comercial como o da Avenida, com metade das lojas fechadas, não obrigado.
    Cash&Carrys já temos o da EMATER, empresa da Terceira...não há cá nenhum de S. Miguel.
    Pólo da Universidade está a renovar-se porque primeiro teve que se dotar S.Miguel de instalações condignas, diga-se que com dinheiro da nossa República Portuguesa, nenhum de S.Miguel, afinal parece que são dependentes de alguem...Sabe que é o pólo que mais doutorados apresenta. Há, já agora, o CLIMAAT é de cá e o Centro de Biotecnologia acabou de receber nota de MUITO BOM pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
    Portas do Mar? Do que se vê é um monte de betão armado, sem qualquer estética, sem cruzeiros, com meia dúzia de lojas às moscas, viradas ao vento norte. Não obrigado.
    Sem a posição geoestratégica desta ilha Portugal era bem mais pobre em termos de política externa. Já agora sabia que muitos, mas muitos, dos seus e meus irmãos micaelenses fizeram aqui a sua vida, ao arranjarem emprego na Base das Lajes ? É capaz de não saber, pois deve fazer parte dos poucos, felizmente poucos, micaelenses que não veem os Açores como um todo, mas que olham só para o seu próprio umbigo.
    Para acabar
    vivemos todos no mesmo arquipélago, somos ilhas, cada uma enriquece o todo e é bom ver da Terceira outras ilhas irmãs, filhas do mesmo mar, Graciosa, S.Jorge, Pico e mais raramente, mas possível porque já avistei, a ilha de S.Miguel.



  • Sem imagem de perfil

    Carlos 30.03.2009 20:45

    Para responder ao comentário de "TERCEIRENSE"

    Será que a Terceira tem realmente PROGRESSO ou um PSEUDO-PROGRESSO? Sim, porque é isso que vocês tem. Querer comparar Terceira com São Miguel é o mesmo que comparar Porto a Lisboa. É normal as ilhas mais pequenas sentirem1necessidade enorme de se afirmarem perante as ilhas maiores.

    Para não falar dos problemas dos vôos que vocês tem. Vocês tiveram um vôo directo para a frança mas foi um VERDADEIRO FIASCO porque os vôos iam todos ou quase todos vazios para aí. Já São Miguel tem ligações directas com várias capitais europeias internacionais. Porque será, e pergunta-me você?

    Porque ao contrário do que vocÊs diz e afirma, a ilha Terceira não é a ilha dos Açores que tem alguma posição estratégica. Se existe alguma ilha que tem uma verdadeira posição estratégica, essa ilha é SÃO JORGE porque está centrada no meio do arquipélago, ora a Terceira não faz parte desse rol. Já São Miguel está no meio de duas ilhas: Santa Maria e Terceira.
    Sim são os micaelenses que investem na ilha Terceira e nas restantes. Não se esqueça que a maior parte dos orgãos de serviço deste arquipélago foram todos fundados e estão nas mãos de MICAELENSES . Veja-se o caso da Mutualista Açoreana, SATA, Grupo Bensaúde, BCA, Melo Abreu, Fábricas de Tabaco Micaelense e Estrela, Fábricas de chá de Gorreana e Porto Formoso, Fábricas de carnes e conservas, Industrias leiteiras e afins, o Próprio Governo Regional etc etc etc e nunca mais acabava.
    Realmente você deve de estar com os factos todos trocados ao afirmar que o projecto Portas do Mar ou quiçá os centros comerciais da baixa de Ponta Delgada, andarem com as lojas fechadas. Mas isso eu até dou lhe um desconto.. afinal você está confinada à sua terra e como tal não está ao corrente do que se passa nas outras ilhas. Temos pena.
    Caso você tenha-se esquecido, São Miguel é a ilha mais populosa dos Açores, logo tais infra-estruturas justificam-se num meio que é eventualmente maior e mais populoso do que numa ilha de menor area e por conseguinte com muito menor numero de população.
    Não diga que as Portas do Mar é um amontoado de betão. A Terceira bem que merecia um projecto de tal envergadura numa cidade que se auto intitula de "Patrimonio mundial" vai-se lá saber porquê. Projecto de betão vocês têm... o vosso famoso porto de pipas embora de menor dimensão e que nem vos dá o prestigio de cidade património mundial. Já Ponta Delgada é uma cidade grande no contexto açoriano e que todos os anos cresce. Ponta Delgada nunca está parada nem confinada ao0 tempo como algumas cidades dos Açores estão!
    A empresa PAIM caso desconheça entrou num acordo com a empresa micaelense MARQUES BRITAS, ( diga-se a maior e a mais importante empresa de construção civil dos Açores), para a construção de prédios na Avenida Antero de Quental e a empresa MARQUES BRITAS LDA, na construção dos vossos queridos prédios na rua da Canada da Ribeirinha :)
    Em relação ao Sol-mar não vos daríamos nem por nada deste mundo. Fiquem lá com a vossa "Guarita" que não passa apenas de uma pequena rede de supermercados, limitada aos unicos 2 concelhos da ilha Terceira.
    Se houvesse alguma ilha nos Açores que teria condições para se bastar a si mesma essa ilha seria sem sombra de duvida São Miguel.
    O povo micaelense sempre foi um povo trabalhador que sempre fez de tudo ,para engrandecer a sua terra e o resultado está à vista.
    Sabe quantas lojas fechadas e às moscas eu vi na sua ilha Terceira? Acho que até perdi a conta, portanto queira-me desculpar mas não compare o pseudo-progresso da ilha terceira com o progresso da ilha de São Miguel.
    Se a ilha Terceira fosse o que vocês defendem "O Sonho Açoriano", hoje em dia a maior parte da população açoriana estaria concentrada na ilha Terceira, mas como vê mais da metade da população dos Açores reside em São Miguel. Por alguma razão é. As coisas não existem por acaso!
    Sim as ilhas dos Açores são de facto ilhas irmãs, quando os terceirenses não se lembram do seu famoso bairrismo.
    Se vocês são bairristas até dentro da vossa ilha( caso angra e praia), imagine-se com as restantes. Em São Miguel isso não acontece. Sabe qtos terceirenses vivem em São Miguel? Fogem para cá como ratos... E mais não digo!
    Passar bem.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.