Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

29.Out.07

Psoríase-Dia Mundial.

Ana Marques, uma das figuras públicas que emprestou a sua imagem pela causa...

 

Hoje, 29 de Outubro, é o Dia Mundial da Psoríase, uma doença de pele incurável e que afecta 1 a 3% da população mundial, entre a qual cerca de 250 mil portugueses.

Sendo uma patologia que se estende por diversos níveis de aspecto clínico, - e sei bem do que falo pois foi-me diagnosticada aí há meia dúzia de anos - , as movimentações sociais em curso, mormente a cargo da Associação Portuguesa da Psoríase, prendem-se com a estigmatização inerente aos portadores da mesma, sendo que a primeira barreira a quebrar é a da informação. Tanto para quem sofre do mal como para quem convive diariamente com pessoas cujo aspecto físico pode sofrer mutações de todo impressionáveis.

Como em todas as doenças crónicas, e isto numa leitura pessoal e muito linear das coisas, o grande mal em Portugal (e é esta a realidade que julgo poder referir) está relacionado com a já citada falta de informação, que se arrasta para uma impressionante desinformação causada pelos mais diversos motivos. Mas que só vem complicar a já de si difícil relação com a doença. Assim como as dificuldades no acesso aos tratamentos, que vão desde a miserável rede de saúde pública, a inviabilizar um contacto frequente com os médicos, até à incompreensível baixa comparticipação dos medicamentos de tratamento (ou atenuação) das lesões, os quais são fornecidos em embalagens minúsculas e de alto preço.

Mais poderia acrescentar sobre a doença, mas aconselho apenas uma pesquisa on-line sobre os seus efeitos e consequências, assim como acentuo a quebra do mito da sua contagiosidade. A Psoríase é um mal terrível, mas pode ser atenuada mediante tratamento, informação e aceitação por parte da sociedade. E não é, de facto, contagiosa...

3 comentários

Comentar post