Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

31.Out.05

Pão-por-Deus.

Amanhã é dia de Pão-por-Deus, tradição que conheço aqui da nossa Terceira e que se desenrola ao longo do Dia de Todos-os-Santos, com as crianças a pedir de porta em porta. É assim?
Tenho presa na cama a minha saquinha do Pão-por-Deus. É Amarela com os atilhos verdes e tem ao centro uma flor de olho cor-de-rosa que lhe dá uma ar bastante "fashion". Acho que é a mais bonita saquinha do Pão-por-Deus que já vi e nem me lembro como veio parar às minhas mãos. Mas deve ter sido há uns 25 anos ou coisa próxima.
Ofereci-a à Anita antes de casarmos. Foi daquelas coisas que senti podia também partilhar com quem queria dividir tudo e o tempo.
Na cama costumamos ter, um de cada lado, os nossos terços - oferecidos pelo Titó, tio abnegado pela religião que a Anita me deu a conhecer -, isto desde que casamos e os temos. Nesta altura só lá está o meu, a Anita levou o dela. No seu lugar está a saquinha do Pão-por-Deus, que agora é nossa. Tem preso um pin do Tweety, que salvo erro compramos em Espanha, e significa um olhar descansado todos os dias à noite. Ao lado prendi um post-it que diz apenas "Ver o Mar". Não me esqueço. Afinal os olhos dela estão reflectidos do outro lado do Atlântico. Até daqui a dias.

1 comentário

Comentar post