E acabou a festa...
Terminaram as "Sanjoaninas'2007" e, embora tenha estado em São Miguel de Quarta até ontem ao final da tarde, acho que posso alinhar por um balanço muito positivo das festas deste ano.
Finalmente resultou "puxar" as gentes de Angra para dentro do centro histórico da cidade. Finalmente se compreendeu (por vontade da Comissão deste ano, entenda-se...) que o "Bailhão" está gasto como núcleo da festa pois as suas condições não são, de todo, as melhores, excepção feita para os concertos. E finalmente se começa a valorizar os balúrdios gastos na frente marítima da cidade (alguns de muito mau gosto, sublinhe-se), havendo que aproveitar para, de uma vez por todas, se virar a festa para o mar e se apostar mais em actividades com este relacionadas.
Dois ou três pontos a corrigir (numa simples opinião de quem gostou, de facto, de viver os primeiros cinco dias de festa...) serão a insuficiência no número de tascas/restaurantes, assim como poderá ser revista uma ou outra localização dos mesmos. A coincidência de horas de concertos no Pátio da Alfândega e no "Bailhão" roubou muita gente a este primeiro espaço que, se assume de novo, é o ponto central da parte nocturna das festividades. E, finalmente, há que ter cuidados extremos na organização dos próximos cortejos de abertura e mesmo infantis. A assumpção de temas é cada vez mais difícil, assim como enquadrá-los num desfile também o é. Infelizmente voltamos a ver rapazes e raparigas desconfortáveis, agarrados a um varão e com algum ar de frete nos carros alegóricos. Não foram todos, mas foram...
Em resumo, parabéns sinceros a um grupo que trabalhou e cumpriu o que havia destinado como objectivos. Venham mais festas!
PS-Espero, também com mesma sinceridade, que as bodas de prata da elevação de Angra do Heroísmo a Património Mundial da Unesco inspirem a Comissão do próximo ano, a quem desejo felicidades e boas ideias. É que quem de direito tem dado tão pouca importância a essa distinção...