Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

28.Jun.07

Reportagem "a UNIÃO".

Corrida de Carros de Ladeira "Sanjoaninas'2007":

João Silva...e muita gente grande!

(Fotos-João Costa/Fotaçor)

João Silva, claro vencedor pela Canada Nova abaixo...

 

E a cidade estava ainda a espreguiçar-se da longa e cansativa Noite de São João. Para os lados da Canada Nova não roncavam os motores, mas oleavam-se rolamentos e fixavam-se as cordas de direcção ou os apetrechos de travagem. A corrida de Carros de Ladeira das “Sanjoaninas” estava prestes a começar e o público já se aglomerava junto do Centro Cultural e ao Alto das Covas. A ganhar raízes como mais um desporto (agora) radical, os pequenos bólides de rolamentos proporcionam imagens espectaculares e não menos risadas entre público e pilotos com os azares ou despistes alheios. A corrida de Domingo não fugiu à regra e foram muitos os que não se “desviaram” a tempo dos passeios, fardos de palha (que deviam ter sido mais alguns…), ou mesmo das rodas do parceiro ali à mão de semear…

os temíveis foguetes do Augusto "Bola"...

E como nestas coisas, invariavelmente, a graça das situações e o convívio superam a importância da classificação, nem haverá aqui lugar a quadros com as diversas mangas, antes as bonitas imagens do João Costa que bem retratam o ambiente e a velocidade com que este se apresentou. Mesmo assim convém referir que, nas três classes em corrida (até aos 12 anos, dos 12 aos 18 e Adultos) foram cerca de 40 concorrentes. Entre os mais novos, que desciam desde o início do bairro de Santa Luzia, o domínio dividiu-se entre Luís Lourenço (nº422) e Eduardo Martins (nº429), que venceram cada um uma corrida, na classe acima Pedro Livramento (nº439) fez jus ao palmarés familiar, e entre os de mais idade (e alguns tinham mesmo já uns bons aninhos…) acabou por ser um jovem piloto, João Silva (nº441), a sagrar-se o grande vencedor da prova de maior visibilidade, e que lançava os pilotos nos íngremes 500 (e tal…) metros desde a “Sotermáquinas” ao Alto das Covas. O condutos do Team Optivisão/Mini Mercado Larnuno bateu com algum avanço o carro (e os foguetes!...) de António Augusto “El Bola” (nº 403), tendo o seu tio Manuel Silva (nº 404) alcançado uma boa terceira posição.

Manuel Nunes Silva...em grande estilo!

Para o futuro fica a promessa de mais provas, ainda mais concorrentes, um novo sistema de mangas e classificações para os mais novos e (quem sabe?) até um novo percurso…

 

PS- Para quem não chegou a tempo de ver a corrida, ainda a pode recordar em http://www.tv.viaoceanica.com/videos/ver.php?id=201 .