Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

25.Mar.07

Calendário festivo do Verão Terceirense.

Isto de só pegar nos jornais à noite é, por vezes, atreito a surpresas. Foi o que me aconteceu há umas horas, e lendo o angrense "D.I.". Pois, em caixa central a um artigo evocando posições recentes da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo sobre o Turismo na Terceira, o jornal relata a seguinte posição do Presidente daquele organismo:

Festas “fora de tempo”
Sandro Paim defende que as Festas Sanjoaninas, no mês de Junho, e as Festas Concelhias da Praia da Vitória, no mês de Agosto, “não ocorrem em épocas de grande utilidade para o sector do turismo, em virtude de decorrerem durante a época alta nas ilhas”.
“Nessa altura, não nos faltam turistas e, por isso, seria de ponderar-se a sua realização em outros meses do ano, porque então sim, pelo movimento que congregam na ilhas, constituiriam uma oferta mais apropriada”.
Avança que se as Sanjoaninas decorressem no mês de Maio e as Festas Concelhias da Praia da Vitória, por exemplo, em Setembro, o turismo na ilha Terceira ganharia muito com isso, já que ambos os eventos são, por si mesmos, o garante de visitantes na ilha Terceira, o que rentabilizaria melhor o turismo local.

Nem sei bem o que hei-de escrever sobre o assunto, mas parece-me que há algumas propostas a fazer para que os desejos do jovem empresário se materializem. A primeira, e bem vistas as coisas, prende-se com a data do Dia de São João. Está visto que 24 de Junho já deu o que tinha a dar e vai daí pode, por exemplo, antecipar-se a evocação ao Santo aí para meados de Maio. Isto caso não haja nenhum Congresso Internacional agendado para a Cidade Património Mundial açoriana por essas alturas. A solução pode aliás estender-se à cidade do Porto ou mesmo a terras brasileiras onde as "Juninas" estarão mais que vistas na altura do ano em questão. E talvez Lisboa pretenda mudar também o Santo António para a dita época baixa...

Quanto a Agosto,e para além do habitual bom tempo que caracteriza as Festas Concelhias da Praia da Vitória (conforme o acontece também com a Maré de Agosto-Santa Maria, Semana do Mar-Faial ou Santo Cristo-Graciosa), é fácil adivinhar-se um favorável Turismo báquico para Setembro (com a realização das vindimas...), pelo que toca de avançar a data das Festas, podendo até a "Dream Zone" mudar para "Wine Zone" ou coisa parecida...

6 comentários

Comentar post