Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

23.Mar.06

A "dívida" da Câmara da Praia da Vitória...

A pergunta marcou a actualidade regional no dia de ontem. Afinal há ou não uma dívida avultada na Câmara Municipal da Praia da Vitória?
Segundo uma auditoria feita pela reputada Deloitte, o presidente Roberto Monteiro fez saber que o passivo total da autarquia é superior a 11 milhões e 500 mil euros. Um facto tão mais agravante quando o passivo a curto prazo ascende a cerca de 4 milhões e 400 mil euros, fruto do crescimento de 1800% que teve ao longo dos primeiros 9 meses de 2005.
O espanto da actual autarquia refere-se ao endividamento repentino verificado em 2005. Quando, nos anos anteriores, o modo de gestão não indicava tal realidade.
O anterior presidente da autarquia, José Fernando Gomes, veio defender a sua actuação na edilidade durantes 12 anos. E acusou a nova câmara de apenas ter usado esta auditoria como subterfúgio para a falta de actuação desde o início de mandato.
Logo de seguida apresentou a sua versão dos dados. Logicamente diferentes dos apresentados por Roberto Monteiro.
Não vou aqui enfatizar a questão, apresentar números, nem dizer qual o lado que me parece ter razão de queixa. Isso até porque os números foram publicitados até antes da apresentação da auditoria. E porque me espanta a anterior gestão ter aguardado a saída desta para se pronunciar.
De qualquer modo, acho que isto não vai morrer por aqui...