Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

Há 60 anos: Primeiros VW Carocha entregues.

27.07.06, MSA

O histórico e apaixonante "Carro do Povo"...

A Volkswagen está a celebrar um aniversário importante: Há exactamente 60 anos, os concessionários alemães Gottfried Schultz (Essen) e Raffay & Co. (Hamburgo) receberam os 9 primeiros "Carocha".

O sucesso do Carocha começou em pequena escala: oito carros foram entregues ao concessionário Gottfried Schultz a 17 e 23 de Julho de 1946, e um carro no bairro de Altona, em Hamburgo, onde a Raffay & Co tinha uma concessão, a 22 de Julho de 1946.
Entre 1945 e 1949 a empresa Volkswagen esteve sob administração do Exército Inglês, o qual atribuiu à fábrica de Wolfsburg, ainda muito marcada pela destruição, a primeira encomenda para a produção de 20 000 carros, em Agosto de 1945. De referir que nessa altura a fábrica da Volkswagen só entregava veículos às autoridades Aliadas.
A inglesa “Highway and Highway Transport Branch” nomeou a 11 de Junho de 1946 a empresa Gottfried Schultz em Essen “Distribuidor principal para a Província do Norte do Reno”. A Raffay & Co. recebeu idêntica nomeação para a cidade de Hamburgo.
Em Outubro de 1946, o governo militar Inglês aprovou a organização dos concessionários na zona de ocupação, a qual contava com 10 distribuidores principais e 28 concessionários.
A procura tendo crescido rapidamente depois da reforma monetária, a organização comercial cresceu, e a 1 de Janeiro de 1949 a Alemanha ocidental contava com 16 agentes, 31 grossistas, 103 concessionários e 812 oficinas autorizadas. As vendas do Carocha tinham já atingido as 38.666 unidades e confirmavam o sucesso de um modelo que marcaria a história da Volkswagen.
Ainda hoje, os concessionários Gottfried-Schultz e Raffay estão entre os mais importantes de toda a Alemanha.

in: Motores Magazine.