Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

Degraus d’Angra: Uma nova experiência!

18.06.06, MSA

Degraus d'Angra. Amanhã às 19 horas. Do Jardim até à Memória!

Quando, há uns meses atrás, tive a ideia de se fazer uma Corrida de Degraus em Angra, desconhecia em pormenor as duas ou três mais conhecidas manifestações do género a nível mundial. E, posso desde já dizer, o cenário da corrida de amanhã, Segunda-feira (a partir das 19 horas) é de todos o mais bonito. Não fosse ele desenhado naturalmente no coração verde da nossa cidade património, nestes dias em festa pura.

A mais mediática corrida de degraus do mundo será a subida pelas escadas de serviço do Empire State Building, nos Estados Unidos da América. São 1576 degraus para o topo de Nova Iorque, numa distância que ronda os 800 metros, e cujo recorde foi batido este ano. O australiano Paul Crake baixou a barreira dos dez minutos, batendo o seu anterior tempo (10m15), e fixando a marca em 9 minutos e 53 segundos. O truque apresentado pelo atleta é simples. Diz subir sempre “dois degraus de cada vez…assim só subo 700 e tal…”. A prova americana é disputada anualmente por cerca de 200 atletas e apresenta sempre o habitual folclore das manifestações desportivas de grande impacto.

Outra prova interessante é a subida da Torre de Macau, no antigo território português. Uma corrida por estafetas em que são vencidos 1298 degraus. No Brasil a “rainha” dos degraus é a Corrida do Edifício “Banespa”, em São Paulo, com os seus 32 andares a totalizarem cerca de 820 degraus, que os melhores atletas percorrem na casa dos 4 minutos.

Em Portugal, há uns anos atrás, houve uma experiência no Monumento do Cristo Rei, na margem sul do Rio Tejo, mas a prova que é agora mais conhecida realiza-se bem mais a norte. “Porto a Subir” estreou-se o ano passado, levando os atletas da Ribeira até à Sé, através das escadas dos Guindais e do Codeçal. A edição deste ano está já marcada para o dia 23 de Julho. Nessa prova as partidas são dadas de 30 em 30 segundos a grupos de 3 atletas. Refira-se que o vencedor em 2005, Asdrúbal Freitas, da equipa “Os Gaienses”/Toyota, totalizou 3m44 nas duas subidas de prova.

Em Angra o cenário é diferente e a prova de hoje tem o objectivo de divulgar um percurso lindíssimo, que é a Passagem Silva Sarmento, ligando o Jardim Público ao original e sumptuoso obelisco da Memória. Como primeira experiência a prova será corrida por dois atletas em simultâneo, sendo as partidas dadas nas escadas que levam ao Tanque do “Preto”. Mas serão também bem vindos todos que, sem o espírito e a preparação física da competição, queiram apenas fazer aquele bonito percurso em ritmo de passeio. Ou os que queiram apenas ver a prova que, assim se espera, poderá ganhar raízes e passar a ser uma tradição. O percurso é, garantidamente, dos mais belos e bem desenhados que se possam imaginar por este Portugal fora. As inscrições estão a ser feitas no Secretariado das “Sanjoaninas’2006”, que em boa hora acolheram esta ideia para a integrar no seu programa desportivo, mas também no local se poderão acrescentar alguns nomes a uma lista que já se vai formando, e que junta participantes com objectivos bem distintos. Por isso está dado o recado. Amanhã às 19 horas, do Jardim até à Memória vão subir-se os Degraus d’Angra, e como quantos mais melhor, a expectativa é de que apareça muita gente.

Em jeito de conclusão pode já adiantar-se que, em Agosto, também as Festas da Praia da Vitória terão degraus. Serão, naturalmente, os “Degraus da Praia”, a ligar a zona da Marina à Santa da Serra do Facho pelas escadas de pedra que acompanham a encosta. A ideia partiu do meu amigo Rui Borba e parece já ter o aval da Comissão das “Festas da Praia’2006”. Por isso agora…é sempre a subir!

 

3 comentários

Comentar post