31.Jan.06
Troféu ILHA TERCEIRA Motos & Quads2006
Se conseguíssemos localizar no tempo as raízes do Todo-o-Terreno (pela vertente lúdica da actividade) na Terceira, facilmente se iriam identificar passeios de moto (bem) por fora de estrada ainda em plena década de setenta, ou seja na altura em que Portugal começou a admitir outros usos para alguns dos bens de utilidade aos dispôr das suas gentes. Por estas paragens, e por vias da grande actividade agrícola, os jipes foram sempre um instrumento de trabalho e o seu uso fora das principais vias era tão habitual quanto necessário. Assim sendo são as motos os veículos percursores do Todo-o-Terreno de diversão e lazer nas suas acepções mais puras. Foi com elas que se trilharam alguns dos pontos habituais das tiradas fora de estrada dos actuais passeios, e que se descobriram algumas passagens de deslumbrar no bonito interior da ilha lilás. Depois de, nos anos 80, o Motocross ter captado as atenções quase gerais das duas rodas por estes lados, o inícios dos já Raides promoveu ainda mais a prática do todo-o-terreno em moto, sendo que ainda estão activos muitos dos motards que iniciaram a dita aventura. E depois de partilharem com os jipes a grande parte dos eventos desportivos da modalidade, começou a fazer-se tempo de as motos (e os mais recentes companheiros de lide, os Quads ) terem provas mais de acordo com as suas características e necessidades.
E, sem grandes alaridos técnicos nem exigências de monta, nasceu em 2005 o Troféu Ilha Terceira Motos e Quads, assim numa espécie de ano zero para se aferir das possibilidades de sucesso. E como a coisa parece ter resultado 2006 terá também a sua edição, mas agora com os meses já delineados e com seis provas distribuídas pelas épocas menos quentes, sendo que todas levam já algum balanço pois são organizações experimentadas. Passando então da história para o futuro e pode dizer-se que este será o primeiro Troféu efectivamente, uma vez que só agora se terminou o estágio e se vão mesmo começar a apurar vencedores. Depois de, em 2005, se ter atingido uma média de 25 concorrentes por prova, ainda se esperam mais para os seis eventos do novo ano. A regulamentação das provas é simples e sempre igual, com todas a terem lugar ao Domingo e com inscrições ao mesmo preço (15 euros), e sendo compostas por duas etapas de regularidade (feita através de road-book), culminando as seis com uma prova de velocidade. A classificação fica estabelecida pelo cumprimento de controlos horários de passagem, previamente marcados, com a especial de velocidade (mais ou menos trialeira ) a funcionar como um aliciante para os mais afoitos, mas sem peso na classificação final de cada prova. Haverá depois prémios específicos para essa vertente, mas a tabela final deste Troféu2006 será mesmo estabelecida com base na maior eficácia em seguir as quadrículas, símbolos e distâncias dos percursos escolhidos. No final do ano haverá então uma consagração em jeito de festa para os melhores, e onde todos poderão conviver. O que, pelas provas fora, também se fará na tasca oficial do João Camurça!
Mas isso será lá mais para Dezembro. Por agora vamos então saber quais serão as provas já designadas e passar já a avisar possíveis concorrentes e público, pois a primeira tirada é já no próximo fim-de-semana!
1ª Prova Trilhos da Terceira (5 de Fevereiro)
Organização: Paulo Brás.
2ª Prova Atalhos da Ilha (5 de Março 2006)
Organização: Ricardo Costa.
3ª Prova TT Agrimoto (2 de Abril 2006)
Organização: João Parreira.
4ª Prova Moto Raid Lilás (8 de Outubro 2006)
Organização: Paulo Jesus.
5ª Prova Passeio Terra12 (5 de Novembro 2006)
Organização: António Nunes.
6ª Prova Passeio Ilha 3 (3 de Dezembro 2006)
Organização: José Ponte.