Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

21.Jul.13

Livro sobre os Açores...

Um inédito livro sobre os Açores...

Tem lançamento marcado para o Coliseu Micaelense, no próximo dia 27, às 17 horas. Será apresentado por Victor Rui Dores e foi coordenado pelo jovem escritor açoriano, Rúben Correia. Trata-se do oitavo livro da coleção “Heróis à Moda de...”, que é coordenada por João Carlos Brito, e que já vendeu mais de 100 mil exemplares.

João Carlos Brito desenvolve, há já alguns anos, um trabalho sobre linguagens marginais e, desde janeiro de 2010, coordena uma coleção de livros sobre esse registo linguístico, que pretende manter a vitalidade de um dos patrimónios imateriais mais ricos que possuímos: a língua. São já oito volumes, cada um deles alusivo a uma determinada região portuguesa, que contêm, no seu todo, cerca de 12 mil entradas (palavras e expressões) do Porto, Lisboa, Alentejo, Madeira, Trás-os-Montes e Minho. O oitavo, sobre os Açores tem mesmo um Dicionário do Corisco, que contém cerca de 500 palavras e expressões típicas dos Açores.

Neste projeto, intitulado Heróis à Moda de…, estão mais de cem pessoas, de todo o país, envolvidas, de forma direta. Cada um dos livros contém contos (de humor, porque pretendemos que sejam acessíveis a todos), de autores (conhecidos e desconhecidos) onde predomina o registo linguístico dos falantes de uma determinada região. No final de cada volume, os termos estão reunidos em glossário e aumentados para dicionário, justamente, dos vários falares regionais.

João Carlos Brito é professor, bibliotecário, linguista e escritor. O último livro, Heróis à Moda do Minho, a título de exemplo, contém o “Dicionário do Peteiro” (“peteiro” é um regionalismo minhoto, que designa mealheiro), onde, pela primeira vez (tal como aconteceu no Porto e em Lisboa), em registo escrito, são compilados vocábulos e expressões do regionalismo, gíria e calão do Minho.