Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

Sanjoaninas 2013: Mar de Emoções

25.09.12, MSA

O cartaz das Sanjoaninas do próximo ano...

Mar de Emoções foi o tema escolhido para as Sanjoaninas do próximo ano, uma novidade apresentada esta manhã nos paços do Concelho de Angra do Heroísmo, pelo presidente da comissão das festas, Ricardo Matias.

Numa opção temporal bem medida, deixando que se termine o verão já com a cortina levantada para a promoção das festividades maiores da ilha em andamento, foi salientada a importância do bem-estar de Angra, a sua simbiose com a natureza e, de entre os vários elementos, a relação com este mar que nos afasta e aproxima do mundo.

Os angrenses como povo alegre, e a Terceira com a cada vez mais vincada imagem de parque de diversões do arquipélago, foram características lembradas pelo jovem responsável de um evento que ganha adeptos a cada ano, e que vai recuperando de um período menos bom, onde a (mal pensada) vertente financeira marcou negativamente a realidade das festas.

Assim, para 2013, a promessa é de nova lufada de ar fresco, afinal também pelas sensações se cativam quem cá vem. E, como referiu Ricardo Matias, “os nossos visitantes, também pela nossa cozinha, saem de Angra com água na boca”. E a verdade é que este povo hospitaleiro sabe alimentar bem os seus laços, como o comprovam as ligações com a diáspora, desta feita postas em prática de forma bem clara na promoção e organização das Sanjoaninas.

Ricardo Matias revela a imagem das festas de 2013...

Para ilustrar esse espírito foi criado um cartaz bem-disposto e alegre (com a chancela da Touro Lindo), que retrata – em forma de quase-cartoon – todas as áreas versadas por um programa que se antevê diversificado, se bem que assente nas tradições – que desta feita nem foram afloradas, saudando-se até esse pousio temporário… - e na forma de estar à vontade e de celebração do nosso povo. A imagem faz parte de uma visão de futuro, que lança as festas não apenas para 2013.

Sofia Couto, presidente da edilidade, destacou que as Sanjoaninas “são festas feitas com muito rigor e muita competência”, bem como “o espírito e a entrega com que, ano após ano, as comissões trabalham gratuitamente para a sua terra”. A envolvência com as comunidades emigrantes foi também lembrada pela autarca, que elogiou a opção de as incluir na organização do certame.

586 mil euros é o valor apontado para o orçamento das festas, ainda em elaboração, com a autarquia a comparticipar em 250 mil euros um “bolo” geral que viverá essencialmente da publicidade e da habilidade da comissão em fazer com as Sanjoaninas se paguem a si próprias.

Aspeto da apresentação desta manhã...

A vários meses da animação proposta para o espaço entre 21 e 29 de junho de 2013, resta desejar um excelente trabalho a quem, de facto, tem gosto em promover e melhorar a sua terra. Dentro dos vários rostos que foram levando a bom porto estas Sanjoaninas, são vários os exemplos disso mesmo. Assim se espera para o próximo ano, numa vontade comum de que Angra tenha sempre as melhores festas que podemos viver…

1 comentário

Comentar post