Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

29.Jun.11

3ª Corrida da Feira de São João’2011 (Notas)

Tarde de chuva na Monumental Ilha Terceira e a decisão de não entregar os prémios devidos do dia anterior a dividir opiniões. Terá sido a forma mais consensual de resolver um problema que não se pôs para todos. Mas, também nos toiros, o que é consensual nem sempre é o mais certo. Ainda assim, ficamo-nos – também – pela opinião dividida, mesmo se a votação do júri tenha sido clara e, ainda para mais, dada a conhecer…

Nota para a apresentação em praça do pasodoble dedicado aos forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense pela Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel, das Doze Ribeiras. Uma composição ritmada, da autoria do maestro Durval Festa, num momento marcado pela muita chuva, mas cujo significado persisitiu.

A filarmónica das Doze Ribeiras executa a sua obra original...

 

1ºToiro – Ortigão Costa – nº3 – 520kg

Vitor Ribeiro a iniciar a função...

Vítor Ribeiro, como nos habituou, a aproveitar bem os dotes do seu oponente, e abrindo uma lide clara na ferragem e corajosa nas abordagens. Sempre esclarecido, o marialva da casaca bordeaux deixou cartel e prometeu para a segunda parte.

 

Álvaro Dentinho, fechando-se à terceira...

Pega – Álvaro Dentinho (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)

Para compensar a desfeita da tarde anterior a nova ida à arena do esguio caras. Fechou-se à terceira, com o grupo a comprometer melhor sorte.

 

2ºToiro – Veiga Teixeira – nº247 – 455kg

Moura Jr. em acção...

João Moura Jr., refazendo-se da infelicidade da véspera, mas não conseguindo, de todo, explanar o toureio que o vai guiando pelas praças do país e do estrangeiro. Não ficou mal, mas também não brilhou, cumprindo nas suas sortes.

 

César Fonseca, em grande estilo...

Pega – César Fonseca (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)

Alegre no citar e no entusiasmo transmitido aos colegas. Sem espinhas e com dureza, aguentou-se ao primeiro embate e saiu-se em bem.

 

3ºToiro – Ortigão Costa – nº79 – 425kg

Rui Lopes, preparando o triunfo...

Rui Lopes, a simplicidade de um toureio eficaz e a vontade de mostrar serviço. À semelhança do que se sentira antes, as hostes locais a terem orgulho nos seus. O jovem da Ribeirinha esteve alegre, cravou na certeza e soube esperar a cadência certa, preparando um triunfo inesperado.

 

Helénio, num dia de saudade...

Pega –  Helénio Melo (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)

Numas festas de contrastes, e no dia em que completou 36 anos, o valente da Tertúlia só lá ficou à segunda, dedicando a pega à saudade.

 

4ºToiro – Veiga Teixeira – nº281 – 410kg

A alegria de Vitor Ribeiro...

De novo Vítor Ribeiro em praça, e para tentar o triunfo que lhe escapara na tarde de São João. Esteve perto, toureando a espaços e com intenção, mesmo se o toiro não se assemelhava ao da primeira lide. Violino de saída a encher de aplausos o redondel da cidade património.

 

Abraço emocionado do cabo Adalberto Belerique...

O grupo junta-se ao seu companheiro...

Pega – Marco Fontes (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)

No enlace da despedida, teve boa ajuda para se manter ao segundo intento. Emoção na hora do adeus a um grupo de onde já estivera afastado alguns anos. Um abraço, “Foca”!

 

5ºToiro – Ortigão Costa – nº60 – 480kg

Uma feira sem cor para João Moura Jr.

O jovem Moura na sua última entrada da feira, e a querer mostrar os dotes – genéticos e próprios – que o têm galvanizado por outras paragens. Em Angra, não esteve particularmente feliz e, desta feita sem toiro para tal, a lide esperada não saiu. Assim como ficaram no ar descuidos – ou não – que poderão ter ditado a infelicidade do seu montado “Belmontim”, o que se lamenta.

 

Jorge Santos, com plena ajuda...

Pega – Jorge Santos (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)

Pegou à segunda tentativa, depois de um enlace pouco conseguido. Mais um da nova vaga a mostrar-se destemido e com ganas.

 

6ºToiro – Ortigão Costa – nº60 – 480kg

Rui Lopes dedica a lide a Marco Fontes...

Rui Lopes e o fecho da festa a cavalo nesta Feira de São João’2011. Não podia ter acabado melhor a prestação de Lopes, que se amansou à excitação de ter a corrida a si destinada, arranjando espaços, lidando em crescendo e muito justo na ferragem de castigo e seguintes. Uma tarde de chuva com sabor doce para o marialva da casa.

 

Valente acção de Tomás Ortins...

Pega – Tomás Ortins (Tertúlia Tauromáquica Terceirense)

Pega de raça, quase a solo e em contramão, para um jovem forcado que se afirma na cara dos toiros.

 

Fotos: Ricardo Laureano

RL...Tá lá!


 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.