Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

Todos à Serra! (SE 35 anos TAC)

29.10.10, MSA

O gancho da Serra da Cume pronto para a emoção...

Fotos: Ricardo Laureano/RL photo

 

Encerra-se amanhã o "Troféu Super-Especiais 35 Anos TAC", um evento que o clube de Angra criou em 2010 para comemorar o 35º aniversário do seu nascimento – o TAC foi fundado a 26 de Maio de 1975… -, e que ao longo da época fez disputar outras duas SE’s, nomeadamente a das Veredas e a das Contendas, sendo agora o bonito cenário da Serra do Cume o ponto de encontro para as equipas inscritas. Assim, e a partir das 14 horas, 21 duplas vão subir ao alto da Serra do Cume, com o troço escolhido a iniciar-se na zona de lazer de São Brás, percorrendo parte do inicio da classificativa "Fontinhas/Serra do Cume", e terminando na zona do miradouro da Serra do Cume, efectuando todos os participantes a ligação em caravana, após a primeira passagem e rumo ao início do percurso de 5 quilómetros, para então efectuarem a sua segunda tentativa de obter o melhor tempo possível. Uma parte inicial de asfalto em bom estado, mas algo sujo, antecede a zona mais rápida do troço, para depois o empedrado e o conhecido “gancho” abrirem a classificativa a uma subida que é feita quase sempre a fundo e que obriga a grandes atenções.

Em termos competitivos, e com Artur Silva e Hermano Couto destacados na luta pela vitória no troféu, é licito atribuir o favoritismo, até pelas características do percurso, ao homem do Lancer EVO8, mas nunca fiando, pois o mais velho dos manos Silva tem sabido surpreender quando é preciso. E para complicar a vida do pódio, destaque-se a presença do fogoso Marco Veredas, decerto a querer esquecer a curta prestação do “Lilás”. Carlos Andrade e o Clio Ragnotti devem andar ali perto, mas atentos aos melhores dos VSH, isto em provas onde a classificação é conjunta, daí que os carros mais idosos costumem fazer a sua “graça” em termos de geral. Nos não-homologados, Paulo Veredas é o natural favorito, tendo de contar com Jorge Sousa para confirmar novo triunfo, mesmo se o melhor da tabela geral até é Hélder Pereira, cujo AX GTi tem dado que falar. Animada deve ser também a luta entre Fábio Fontes e Ricardo M. Moura. Ao nível dos Clássicos, Adelino Sousa vai sendo rei e senhor, destacando-se que o seu navegador Artur Dias é terceiro à geral após as duas primeiras tiradas do troféu, e que André Avelar se vai estrear ao volante num Toyota Starlet. Em perspectiva está uma jornada curta no tempo de duração, mas animada nas lutas que se aguardam.

Pelas 21h30 decorrerá, na sede do TAC, a entrega de prémios da prova, bem como a entrega das distinções finais relativas ao "Troféu Super-Especiais 35 Anos TAC".

 

“a UNIÃO” de novo na estrada…

 O bonito Toyota Corolla GT de Jorge Sousa...

E novamente a nossa reportagem será feita “onboard”, desta vez graças um convite do piloto Jorge Sousa, que irá permitir ao navegador/jornalista a cobertura do evento com outras emoções, tripulando o belíssimo Toyota Corolla GT e “cantando” as notas no habitual lugar de Adriano Rosa. Não sendo um percurso de agrado particular para o rápido piloto, convém referir que o reluzente carro nipónico tem vencido em quase todas as saídas em asfalto ao nível do VSH. Pelo que não será de admirar a luta pelos lugares da frente e, seguramente, o afirmar de uma posição no pódio da categoria. Agora numa viatura de tracção atrás, e logo daquelas que marcam bem a vista ao passar, o nosso jornal “está lá” outra vez…

21 equipas em liça a partir das 14 horas...