Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

29.Set.10

As “soltas” do 32º Rali Ilha Lilás…

Ricardo Moura dedicou a vitória alcançada ao seu mecânico de confiança Adérito Melo. O simpático micaelense não pôde estar presente na Terceira devido a um infeliz acidente de trabalho nas vésperas do rali. Fazendo nossas as palavras de Moura, que lhe atribuiu grande parte da responsabilidade dos títulos pela imensa fiabilidade do EVO9, desejamos ainda a recuperação possível ao nosso amigo Adérito.

 Gustavo Louro recebe o prémio de Piloto do Rali...

Fotos: Ricardo Laureano (RL photo), Benjamim Bento e André Costa.

 

Gustavo Louro foi eleito o “Piloto do Rali”, em mais uma iniciativa do nosso jornal, que novamente escolheu o piloto que mais se destacou na estrada. Jorge Silva (Diário Insular), Ricardo Laureano (RL photo), Francisco Veloso (Formula Rali), Pedro Ferreira (Rádio Clube de Angra) e Costa Martins (Fábrica de Tabaco Estrela) escolheram o vencedor, desta feita numa votação muito dividida. Louro recebeu uma peça alusiva ao feito, baseada numa imagem exclusiva do cartoonista Bruno Rafael. Em jeito de cópia, um outro prémio foi criado nas vésperas da prova, tendo o piloto Ricardo Dias sido distinguido, curiosamente mesmo sem todos os convidados terem votado para a menção…

 Ricardo Dias/Jorge Pereira, no pequeno Fiat Cinquecento...

Mas Ricardo Dias foi mesmo um valor que se confirmou na estrada, ele que participou como vencedor da “Academia de Rali” promovida pela Auto Avelino Sport. Muito limitado pelas capacidades do pequeno Fiat Cinquecento, Dias foi para a prova pleno de confiança, e a forma como traçou trajectórias e encarou o desafio confirmou a sua valia como piloto, assim como a valia da iniciativa que o “descobriu”…

 

Na sexta-feira à noite uma das novidades foi a “Curva Sagres”, uma iniciativa que visou distinguir a melhor passagem junto ao Restaurante “Beira Mar”, num galardão que seria também ganho por Gustavo Louro e Tiago Azevedo, autores de uma curva espectacular junto à antiga Alfândega. Joaquim do Carmo e um júri convidado escolheram a prestação do terceirense, que depois as imagens e o muito público amplamente confirmaram.

A uns minutos de iniciarmos as nossas funções...   

Desta feita o repórter de “a UNIÃO” teve um contacto diferente com a prova, tudo devido ao convite do piloto Paulo Maciel para que fosse o seu navegador no carro-zero. No Saxo Cup de treinos do já campeão da Formula 3, as emoções foram contidas pela responsabilidade de sermos carro de segurança, mas ouve notas de andamento, passagens rápidas e uma vivência excelente dentro de um carro de competição e com um grande piloto ao volante, sem dúvida a melhor visão para quem quer apreciar e analisar o fenómeno dos ralis. Obrigado ao Paulinho, e agora ainda cresce mais a vontade de fazer provas com outras ambições…

 José Patrício, sempre em grande actividade...

José Patrício, o popular “Néné”, é sempre bem recebido na Terceira, terra onde há muitos anos participa em ralis, e pela qual nutre um especial carinho. Homem crente e de alma festiva, nem quando o acelerador do bonito Escort Mk2 o deixou ficar mal, lhe passou a boa disposição. Afinal, e quando se reúnem a amizade e o desporto como na sua equipa e companhias, não há mal que não dê em fartura…nem que seja à mesa!

 Jovens espectadoras em excelente pose no final do rali...

O público pareceu algo arredado desta edição do “Lilás”. Não que as estradas estivessem pouco compostas de espectadores, muitos deles de tenra idade e até já bem entendedores da coisa, mas a “concorrência” social para o fim-de-semana era imensa – com as festas em São Carlos e nos Biscoitos -, deixando um ou outro local mais despovoado que o costume, mesmo se a enchente no Litoral tenha sido, novamente, retumbante.

 Pois... foi mesmo uma noite de recordações...

E foi mesmo pelos toiros do porto dos Biscoitos que começou a conversa que iria dar em noite de recordações. No dia seguinte ao rali, o pequeno grupo que saiu junto da casa do José António Pacheco – piloto do carro 00 e anfitrião em grande estilo… -, foi mesmo acordar o antigo navegador Orlando Couto e, na mesma mesa, juntaram-se a esposa deste com os seus filhos e do antigo piloto Paulo Costa, o “puxador” da conversa “Licas” Pimentel, os Luíses Rego – júnior e sénior… – e o jornalista de serviço. Que não deixou passar em branco um manancial de histórias, que um dia ainda darão belas páginas dos ralis e da vida… 

 Ricardo Carmo, em mais um rali azarado...

Ricardo Carmo foi um homem azarado durante o fim-de-semana, mesmo se a contenda começou com um excelente segundo lugar na especial de abertura, seguindo-se o assumir de que o pódio era um objectivo alcançável, não fosse um furo que desmotivou o piloto. Em 2010 as coisas não têm, de facto, corrido bem ao recruta terceirense do “Team Além Mar”, mas nada que justifique o ataque aberto, e consecutivo, que alguma comunicação social lhe move. Quem percebe de ralis, e sabe distinguir os carros e as situações, bem poderia esforçar-se para ter mais atenção a esses factores…

 

Foram três as classificativas interrompidas devido a acidentes com três Citroen Saxo Cup. De manhã, as duas do Barro Vermelho foram paradas pelos despistes dos irmãos Artur e César Silva e, já de tarde, a segunda das Canadinhas foi bloqueada pelo carro de Paulo Vilas. Em duas das ocasiões, o rali parou mesmo no concorrente nº30, Cláudio Cabral, que não deve ter achado, como tantos outros, especial piada por ficar com menos três troços percorridos…nem à repetida coincidência!

 Pedro Vale assinou mais uma grande prestação na Terceira...

Pedro Vale, que na Terceira foi acompanhado por Abel Carreiro – e que, na foto, ladeia o EVO7 com a sua “team-manager” Carla Vale… - sagrou-se vice-campeão açoriano em 2010. Um resultado que premeia um ano de andamentos excelentes de um piloto que já provou imensas vezes o seu virtuosismo. O seu Lancer – mesmo sendo um excelente carro… - é inferior ao da concorrência mais directa, pelo que se espera apareçam apoios para que Vale capitalize em 2011 o ritmo certeiro desta época, mas numa montada que permita outras aspirações.

 Um grupo de adeptos dos ralis com um carinho especial pelo TAC...

A entrega de troféus do rali ficou marcada por algumas distinções particulares, sendo que as primeiras estiveram a cargo do presidente do Terceira Automóvel Clube, Gerardo Rosa – assumido, na noite de sábado, recandidato ao lugar -, que resolveu chamar ao palco um conjunto de pessoas com quem tem trabalhado e dividido a paixão dos ralis nos últimos anos. A esses, acrescentaram-se as lembranças da “Além Mar”, em ano de décimo aniversário ao lado do “Lilás”, distinguindo as autarquias terceirenses, o clube organizador, e ainda três personalidades locais.

 

Boas de ouvir foram as palavras de Filipe Rocha, o director de prova, após o final do rali, realçando a grande amizade com que se trabalha no TAC, e o facto de ser apenas quem encabeça uma equipa com muita gente, que de forma descomprometida se dispõe a trabalhar para que possamos ter entre nós provas de qualidade, como tem acontecido. É nesse espírito que se deve continuar a laborar pela Avenida Jácome de Bruges…é que assim, além de terem outro valor, as coisas sabem muito melhor quando correm bem.  

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.