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PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

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18.Set.17

Rego vence rali de emoções! (DI)

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A 39ª edição do Rali Ilha Lilás foi uma prova plena de reviravoltas e incertezas, mesmo se poucas delas resultaram em mudanças efetivas na tabela. O certo é que se previa um evento exigente e fértil em armadilhas e, por aí, as contas não saíram furadas a ninguém...

Na noite de sexta feira, o cenário de provas anteriores pareceu repetir-se. Ricardo Moura foi o melhor na SE Cais de Angra, na frente de Luís Miguel Rego e de Ruben Rodrigues. Tiago Azevedo favorecia o espetáculo para ser quarto e Artur Silva surpreendia ao ser quinto e o melhor das duas rodas motrizes. Pelo caminho ficava o Corolla de Jorge Sousa. Marco Veredas e João Correia tinham problemas e penalizavam forte para poder correr no sábado.

Na manhã do segundo dia de rali, o aperitivo de Altares/Serreta fez logo das suas: Ricardo Moura vence o troço, mas o Fiesta chega à Mata da Serreta com problemas. A estranha cedência de uma correia ditou o abandono prematuro ao nona campeão, que pode ter dito assim adeus aos dez títulos consecutivos. Tiago Azevedo é segundo e passa momentaneamente pela liderança, porque Rego tivera uma saída - mesmo onde se juntam os troços que dão nome à classificativa -, batendo ainda assim os irmãos Rodrigues. Artur Silva fica de fora logo no início do troço e Rafael Botelho ganha apenas 0,2 segundos ao fogoso Bruno Tavares, a fazer maravilhas com o vetusto 205 GTI e a liderar nas 2RM, naquela que seria a luta mais ativa do certame. Jaime Veredas e Lúcio Inácio também não resistiram à Serreta, Marco Veredas partira na ligação, enquanto Bruno Silva e Fábio Silva viam ceder as caixas dos Saxo Cup. Com Moura de fora, Rego vai para a Catarina Vieira mostrar quem manda e ganha 8,5 segundos ao DS3 da "Play". Tiago Azevedo perdeu muito tempo, naquele que seria o último troço para o vice campeão Hugo Mesquita, acabado de chegar ao 4º lugar. Em 2RM, Bruno Tavares ganha tempo a "Rafa", e Pedro Lança - que correu sem direção assistida - esgrimia argumentos com Tiago Valadão e Carlos Andrade. Antes da única paragem em Angra, Rego voltava a vencer e fechava a ronda com 15,3 segundos de vantagem para Rodrigues. Azevedo já tinha mais de meio minuto de atraso e confessava não estar nos seus dias. Rafael Botelho contra-ataca e passa a para a frente na 2RM. Valadão, Lança e Andrade estão alinhados em apenas 1,3 segundos. O continental Paulo Santos também sente problemas, enquanto Teófilo Pires e Ricardo Silva começam a travar uma luta que durou até à tarde. Francisco Costa não faria a segunda ronda, enquanto pelo caminho já tinham ficado Roberto Pires (pai e filho) e Pedro Silva, ambos por avaria.

Nas segundas passagens a emoção crescia. Novamente na Mata da Serreta, Rego e Rodrigues dão toques de traseira e desalinham os carros - com maior incidência para o Fiesta "Lotus" -, arriscando-se a dois troços seguidos sem as melhores condições. Nesta fase do rali, Luís Miguel Rego mostrou toda a sua maturidade já que, depois de um erro, não desarmou e apenas perdeu 7 segundos para Ruben Rodrigues. Isto com Tiago Azevedo fora do comboio,  mantendo o pódio, e certamente já a antever os troços do Pico. Rego ia para a classificativa final com 15,8 segundos de vantagem mas, como já se vira, este "Lilás" era de surpresas e havia que manter a calma. Na mesma seção Bruno Tavares volta à carga, mas Botelho consegue recuperar tempo na penúltima especial. Eram 1,2 segundos de avanço para o 205, com 14 difíceis quilómetros para correr. Tiago Valadão não saiu da segunda Serreta, e Carlos Andrade bateu numa ligação e ficou, enquanto João Correia via mais um semi-eixo ceder no 106 Xsi. O motor do Micra de Mário Nunes entregava a alma ao criador, e o seu conterrâneo faialense Carlos Miguel também não chegou a Angra.

Com um troço para correr, havia razões para ter o ouvido colado ao rádio e os olhos bem atentos à estrada. Rego chega aos Regatos com 8.06,1...e desabafa ter tido cuidados "se calhar demais", durante a especial. Rodrigues ganha a classificativa, mas apenas por uma décima. E logo ali se festejou a segunda vitória consecutiva de Luís Miguel Rego em 2017, ano que pode ser mesmo o do seu primeiro título absoluto. Ruben Rodrigues e Tiago Azevedo mantiveram as posições mas, in extremis, Rafael Botelho ganha 6,1 segundos a Bruno Tavares, vencendo novamente a sua categoria e dando o bicampeonato também ao seu navegador, Nuno Rodrigues da Silva. Destaque para a atuação de Bruno Tavares, apontado por muitos como o piloto do rali. Pedro Lança ficou livre de lutas e garantiu o 6º lugar, adiante de Paulo Santos, sendo que Ricardo Silva conseguiu passar Teófilo Pires no último troço, garantindo, com a sua esposa Carla, a vitória nos Casais. Telmo Riqueza fechou o Top10 e venceu nos Históricos. A seguir ficaram os bem dispostos Marco Medeiros/Tiago Mota, na frente de Carlos Oliveira e do Hyundai Diesel de Mário Jorge. Carla Costa foi a melhor piloto feminina (17ª), havendo um forte aplauso final também para o pequeno Fiat de Paulo Lima, que fechou uma tabela de 20 equipas, contabilizando-se 19 abandonos num rali talvez duro demais, mas ao qual apenas acedeu quem assim quis, como é apanágio da modalidade.

Refira-se que, para a prova do Troféu de Ralis de Asfalto, Tiago Azevedo venceu, na frente de Tiago Valadão e de Pedro Lança. A competição também será decidida na última saída do ano.

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