Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

30.Mai.16

Festival de Beneficência - 29 maio 2016 (notas)

Lide Toiro #2 Javier Castaño Pivo.jpg

(Foto: Pedro Ivo)

 

Quase meia praça, numa tarde desagradável, e os agradecimentos a quem se associou à causa - a doação da receita ao Serviço Especializado de Epidemiologia e Biologia Molecular do Hospital da Ilha Terceira - a marcarem o início do espetáculo.

Um evento marcado pela polémica que se conhece, mas que chegou a bom porto.

 

1ºToiro nº88 (Rego Botelho)

 

Novilho-toiro bem formado para Tiago Pamplona. Primeiro comprido no sítio e o oponente a mostrar bom passo. Bem montado para os ferros curtos, Tiago tentou ir buscar o toiro, que se desligara, conseguindo esse intento. Cumpriu, e mostrou-se preparado para a nova temporada.

 

Pega: Francisco Matos (GF Tertúlia Tauromáquica Terceirense)

 

Estreia dupla, no grupo sénior e logo a pegar. O toiro mostrou pouca intenção, originando uma pega fácil para o jovem forcado, que fez tudo bem.

 

2º Toiro nº390 (Casa Agrícola José Albino Fernandes)

 

Dois meses depois de terminar um tratamento oncológico, Javier Castaño esteve solidário na Terceira. E esteve artista, como vem sendo seu timbre. O matador de León abriu célere. Bom par do local Jorge Silva, para a mudança de tércio, com Castanõ a receber bem o toiro, depois deste cair duas vezes, o que impediu explanar a lide por inteiro. O toiro voltaria a cair, sem mostrar motivo, e o enlace ressentiu-se. Toureou o possível.

 

3ºToiro nº430 (JAF)

 

Calhando-lhe em liça um toiro que investia pouco, Julio Benítez "El Cordobés" - o mais jovem descendente do famoso Manuel Benítez - nunca conseguiu tornar seu o confronto. Lide amorfa, mesmo se o toureiro espanhol fez por luzir na fase final desta primeira presença. Ficou aquém do esperado.

 

4ºToiro nº412 (JAF)

 

Lide dedicada a Javier Castaño, e o mais novo do clã Pamplona a ler bem o bonito toiro que a sorte lhe entregara. Com o seu habitual toureio movimentado, João Pamplona atrasou muito o primeiro curto. Acertado o passo, afinal foi o toiro a faltar com as investidas, apesar da cravagem bastante correta.

 

Pega: Carlos "Cabeça" (GF TTT)

Pega Toiro #4 Tomas Ortins PIvo.jpg

(Foto: Pedro Ivo)

Cite curto e uma pancada antes da reunião a deixar o forcado por terra. Dobrou-o Tomás Ortins. Com o grupo visivelmente nervoso, a opção foi carregar a pega, que acabou por se consumar após uma considerável espera.

 

5ºToiro nº70 (RB)

Lide Toiro #5 António Nazaré RNogueira.jpg

(Fotos: Rui Nogueira)

 

O sevilhano António Nazaré teve em sorte um toiro de configuração estranha, mas recebeu-o com elegância. E também brindando ao colega de redondel Javier Castaño. Esteve afoito q.b., firmando sempre o porte, e assinando bons momentos em Angra. O toiro mostrou que não devemos contar apenas com a aparência. Nunca se acabou e até saltou por duas vezes à trincheira...

 Toiro salta Trincheira RNogueira.jpg

 

6ºToiro nº49 (RB)

 

Toiro possante, mas com poucas ganas, para um matador recente, mas que a Terceira conhece bem. Manuel Dias Gomes saiu forte da mudança de tércio, depois de iniciada a lide sem garbo. Toureou a bom nível, embora longe de rasgos ou brilhantismos, até porque nem teve toiro para tal. Cumpriu. Largamente.

 

Nota para a audiência de cerca de meia praça - a Monumental Ilha Terceira leva à volta de 4700 pessoas -, que se pode justificar com vários factores. E um deles terá sido a falta de rede para tanto navegador virtual, que se assume solidário para depois ficar em casa...não apenas pelos chuviscos da tarde.

 

7º Toiro (JAF)

 

Dado o intuito solidário do evento, Julio Benítez "El Cordobés" ofereceu-se para lidar um dos sobreros. Voltear bonito com o capote, uma sorte muitas vezes desvalorizada, mudando, após pares de bandarilhas de bom efeito, para um ajoelhar convicto. Que o público aplaudiu. Foi bom que houvesse esta lide suplementar, mas "El Cordobés" estendeu-a para lá do aceitável. Tendo abusado dos movimentos e estragado uma atuação já feita.