Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

25.Jan.15

Candins (7)

Je Suis Base.jpg

Domingo, dia da família, com a noção prática de que há centenas de pessoas na Terceira a temerem a incerteza dos seus dias. Famílias inteiras sem conhecer o seu futuro. Espaço para um dos mais incisivos articulistas da imprensa regional, o Osvaldo Cabral, que focou no seu artigo semanal uma alternativa que, pelos vistos, parece estar esquecida pela maioria dos responsáveis políticos:

" É estranho o silêncio dos nossos políticos sobre o Acordo de Parceria Transatântica sobre Comércio e Investimento (TTIP), que se desenrola nos bastidores diplomáticos e que vai alterar muita coisa entre a União Europeia e os EUA.
Será uma das iniciativas que mais impacto económico vai gerar em 2015, caso cheguem a bom porto as negociações.
Com este acordo será criada a maior zona de comércio livre do mundo, podendo os produtos dos países europeus e americano circularem entre si sem barreiras alfandegárias.
Ou seja, já não precisaremos de pagar taxas alfandegárias sempre que importarmos os tradicionais barris da América e poderemos enviar tudo o que é açoriano para o mercado da saudade, sem pagarmos mais por isso.
Esta é uma forma simplista de explicar o novo acordo, mas o que estará em jogo é, basicamente, isso mesmo, um mercado livre, sem entraves das alfândegas, e um mundo de possibilidades para investir, importar e exportar ".

Felizmente, nas dezenas de textos que vamos lendo sobre este drama local, há ideias e novas visões a reter. Nem tudo passa por sacudir a água do capote!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.