Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel de sousa azevedo - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel de sousa azevedo - açores

26.Mai.09

TAC: Aniversário em traje "antigo"...

O Triumph de Adriano Pontes, vencedor do "slalom"...

Uma tarde de sábado com temperatura amena e cerca de 40 veículos clássicos – entre eles duas motos – apenas poderiam proporcionar algumas horas de bonitas imagens e um cenário eficaz para a preparação de uma prova de perícia onde metade dos presentes acedeu ao desafio dos bilros e do cronómetro. Foi assim que o Terceira Automóvel Clube abriu a “saison” para os mais antigos em 2009. Algumas novidades estacionaram no pátio do TAC, de onde se destacavam um impressionante “Chevy” Camaro Z28 – em estado perfeito de stand… -, um vetusto Rover de 1937, viatura de luxo e com pormenores deliciosos no seu interior, ou mesmo o totalmente recuperado Lotus Europa de Francisco Sousa Gomes, sem dúvida um coleccionador cujo espólio é do melhor que há na região.

Sempre em forma o vistoso Dyane "Nazaré"...

No habitual ambiente que estas andanças proporcionam, nem o facto de não haver “passeata” deixou os concorrentes sem conversa para a ocasião, embora a luta contra o tempo tenha depois dado azo a uns “clicks” engraçados, mesmo se – diziam eles… - o “crono” nem era importante. Com a lição bem “estudada”, e aproveitando bem a alma do seu Triumph, Adriano Pontes foi de longe (41,09) o mais rápido, na frente do Mini de Duarte Martins (44,44) e do Honda Civic de André Nascimento (45,72), numa simples “gincana” que bem se prestou a animar as hostes, afinal estas relíquias querem é andar, como bem o mostraram o pré-clássico Porsche de Bruno Teves, ou ainda melhor o Escort MK1 de Adelino Sousa, que brindou a assistência com bonitos piões.

O Mk1 de Adelino Sousa em plena actuação...

Em resumo foi uma ocasião (mais uma…) bem aproveitada para mostrar alguns da perto de centena e meia de carros antigos que povoam a Terceira. Uns em plenas condições outros em vias de as encontrar, numa alusão clara ao valor do património que, também por cá, alguns gostam de preservar…

 

34 anos de motores...

 

Só hoje é que o Terceira Automóvel Clube comemora efectivamente o seu 34º aniversário, o que não impediu a festa antecipada que se viveu no sábado, na sede social de uma agremiação com pergaminhos e história na sociedade local. Como sócio mais antigo presente, coube a Jorge Azevedo partir o bonito bolo – confeccionado pela pastelaria “O Forno” -, após a entrega de troféus aos Clássicos, sendo que antes dessa cerimónia Gerardo Rosa, a cumprir o terceiro mandato como presidente do grémio angrense, exaltou a vivacidade do clube, assim como fez a antevisão do que, em termos de Clássicos, ainda se terá este ano, com um completo passeio nas Sanjoaninas, mais uma concentração, e novo passeio lá mais para Outubro.

Jorge Azevedo corta o bolo dos 34 anos do Terceira Automóvel Clube.

Num agradável convívio onde a Empresa Ideal de Panificação foi outro apoio, também mais um “clássico” foi servido nos pratos: o queijo “Vaquinha”, o mais antigo da Terceira. Em dia de aniversário, parabéns ao TAC.