Miguel Sousa Azevedo

Create Your Badge
Quinta-feira, 14 de Maio de 2009

As "soltas" do "SATA"!

Um dos Skoda Fabia S2000 no espectacular salto da SE "Marques"...

 

A super-especial “Marques” foi novamente palco de grande espectáculo, ao qual o público respondeu sempre em bom número, afinal os pilotos em liça eram garantia de passagens, e especialmente saltos, com grande qualidade. O desenho estreado em 2008 foi agora corrigido em várias frentes, ficando a pista mais larga e rápida, com mais espaço após a agora mais eficaz lomba e repetindo-se uma compactação muito bem feita do piso, que nem as fortes chuvadas de sábado “deitaram” abaixo.
 
A azarada equipa do Fiat Punto HGT-grupo A.
 
Sandro Andrade e César Meneses não guardarão boas recordações deste “SATA”, uma vez que foram impedidos de continuar em prova – à entrada para a última ronda de troços de sexta-feira – por um crasso erro organizativo. Após mudar o alternador do Fiat Punto, a equipa – que liderava a Formula 2 – sabia estar a penalizar 14 minutos à saída do PA das Portas do Mar onde, pura e simplesmente, não estava qualquer controlador! Ainda rodaram até ao troço seguinte, sendo que a proposta que a organização lhes fez de assumir uma desistência, que não existiu, para alinhar no super-rali de sábado não foi, e muito bem, aceite pelos azarados ocupantes do carro italiano. E ao que consta não foi este o único caso semelhante, com a dupla João Faria/Fernando Raposo a viver semelhante episódio…
 
25º lugar - "Toni" Ortins/Manuel Lemos (Toyota Yaris)
 
A aventura de terminar o “SATA” com um pequeno carro da classe 5 foi conseguida pela equipa de “Toni” Ortins e Manuel Lemos que, com mais ou menos dificuldades, fez chegar às Portas da Cidade o pequeno Toyota Yaris sem mácula e sendo que foi apenas preciso “reapertar e meter gasolina” para conseguir o feito. A equipa ficou instalada num opulento e luxuoso barco de recreio, propriedade do conhecido “Estrela da Manhã”, pelo que quem os via desembarcar e rumar marina fora até poderia pensar que se dirigiam para um dos S2000 presentes!
 
Duarte Maciel/Tiago Silva (Citroen Saxo Cup)
 
No domingo as coisas não acalmaram em termos de desporto automóvel na ilha de São Miguel. Aproveitando a estrutura montada para a super-especial “Marques”, realizou-se mais uma jornada do CATT/Inatel, juntando os automóveis às motos, jipes, quads e Kartcross, numa das regulares organizações do conhecido Carlos Martins. A prova foi dominada pela dupla Duarte Maciel/Tiago Silva que, com um bem preparado Citroen Saxo Cup, logrou fazer dois excelentes tempos no circuito - 1.59,6 e 1.57,2 – “cronos” que bem se podem comparar ao do melhor F3 durante o “SATA” – Carlos Costa, com 2.01,4 – para se aferir a rapidez da equipa. Finda a prova, e numa simpática cedência do Carlos Martins, também o autor destas linhas se pôde deliciar a cumprir a pista ao lado do rápido Maciel, destacando-se a excelência do percurso e a condução eficaz do talentoso piloto…mais um dos que fazem falta aos ralis açorianos.
 
A prova realizada na “Marques” teve uma animada e bem composta assistência e, entre os concorrentes, fez juntar – quase 24 anos depois – uma dupla de veteranos novamente dentro do mesmo carro. Luís Carreiro (lembram-se do homem do Seat Marbella?...) e Fernando Jorge partilharam um Suzuki Vitara na categoria de jipes e, numa observação positiva, estiveram bem longe do aparatoso capotanço com um pequeno Peugeot 104 na Serra do Cume (Rali Ilha Lilás 1985)…!
 
Um dos expositores com as bonitas miniaturas...
 
Na sala contígua ao gabinete de imprensa do rali apresentava-se uma mostra de miniaturas de se tirar o chapéu. Em vários expositores podiam apreciar-se quase todas as grandes máquinas dos Mundiais desta e de outras eras, com especial enfoque a um conjunto dedicado exclusivamente aos vencedores da prova micaelense ou ainda a outro onde os diversos carros utilizados por Horácio Franco homenageavam em pleno a carreira do semi-retirado piloto.
 
Olavo Esteves vs. Fernando Meneses na SE "Marques"-2ª passagem...
 
Quis o acaso que Olavo Esteves e Fernando Meneses corressem lado a lado a segunda passagem pela super-especial do rali, numa original contenda entre os representantes do Team Praia da Vitória. A disputa foi aguerrida, sendo que o homem do Renault Clio conseguiu – por apenas duas décimas (2.07,1 contra 2.07,3)… - desfeitear o seu colega do Citroen Saxo. E o entusiasmo de Olavo na parte final foi tal que o carro acabou por “encostar” mesmo nos separadores de betão depois de cortada a meta!
 
O talentoso piloto do "Heli", perseguindo o Peugeot de Bruno Magalhães.
 
As imagens aéreas emitidas pelo canal Eurosport foram das mais bonitas algumas vez vistas nos ralis mundiais. Os tons verdejantes das bonitas paisagens micaelenses (bem ao jeito da Nova Zelândia, certo?), acoplados a andamentos espantosos formaram um conjunto que correu o planeta e cedo se fizeram sentir reacções – nomeadamente junto dos pilotos estrangeiros – de conterrâneos longínquos deslumbrados com o cenário. Para isso bem contou a perícia espantosa do piloto do “heli” de serviço…que foi outro espectáculo dentro do espectáculo do rali.
 
Ricardo Laureano, o saudoso Markku Alen e Luís Pimentel...
 
Juntamente com Jean Pierre Nicolas – agora um dos responsáveis pelo IRC… -, o veterano Markku Alen (na imagem junto do “nosso” fotógrafo Ricardo Laureano e do popular “Licas” Pimentel…) foi uma das estrelas internacionais convidadas pela organização do “SATA” para abrilhantar o “paddock” da prova. O penta-vencedor do Rali de Portugal acompanhou a pouco inspirada actuação do seu filho Anton e, justiça lhe seja feita, nunca se mostrou simpático para com os muitos adeptos que o foram abordando…afinal, sempre é preciso manter a atitude que já o celebrizava nos áureos tempos dos Fiat 131 Abarth e dos Lancia 037…!
 
Uma fita delimitadora, o público e o Fiat S2000 de Bernardo Sousa nas Sete Cidades...
 
O muito público foi uma constante nos três dias do rali, sendo que neste tema – e versando o lado pedagógico da questão – as opiniões penderam para o negativo no que toca ao posicionamento e, sobretudo, à forma como foram orientados os espectadores nas classificativas. Uma quase total inoperância dos jovens “marshal’s”, aliada a alguma inconsciência de pessoas que nem pensaram na importância do seu papel num evento desta monta, deram origem a situações de risco eminente. Felizmente sem consequências a registar, mas num registo que urge corrigir.
 
Mesa posta na Assistência de "Licas" Pimentel...
 
Na sexta-feira, e preparando a preceito uma nova aventura motorizada, Luís Pimentel presenteou quem passava pela sua assistência com uma saborosa prova de produtos regionais, fazendo especial menção ao destino turístico “Açores”, que aliás ostentava na decoração – novamente das mais bonitas… - do Subaru Impreza. Numa jogada de antecipação, “Licas” primou pela originalidade, num rali onde as coisas correram bastante bem e onde o piloto irradiou alegria na subida ao segundo lugar do pódio regional. 
 
Os presidentes...Ruben Macedo (PAC) e Gerardo Rosa (TAC)
 
É já bem conhecida a proveitosa parceria que o Pico Automóvel Clube mantém com o Terceira Automóvel Clube, junção que bem tem apoiado a realização dos excelentes ralis que a ilha montanha vai disponibilizando aos adeptos. O acordo estende-se em pleno aos presidentes de ambas as agremiações, com Ruben Macedo e Gerardo Rosa a seguirem as provas nas outras ilhas de forma cúmplice, estando o dirigente picoense mais do que integrado nas caravanas da Terceira. Passe a publicidade, a imagem retrata bem o espírito da coisa…
 
O imponente "ferrie" da "Hellenic Seaways" que esteve em Ponta Delgada...
 
Impressionante era o “ferrie” que a organização fretou para o transporte das equipas e de toda a restante estrutura até São Miguel, embarcação que se ficou ao largo de Ponta Delgada durante o rali e que bem chamava à atenção pelas suas dimensões. Curiosamente foi no sábado que por ali aportou o regressado “Express Santorini”, curiosamente propriedade do mesmo armador do já citado barco. Face aos atrasos, deambulações e confusões que o transporte marítimo inter-ilhas viveu este ano, tal pena não ter sido a organização do “SATA” a fretar logo os dois de uma vez, e sempre se adiantava a função!...
 
NOTA: Ainda o “SATA” não tinha assentado das memórias e uma notícia chocante correu o panorama dos ralis açorianos com a entrada, em estado de coma, do piloto Bruno Amaral nos serviços de urgência do hospital de Ponta Delgada, onde se encontra na Unidade de Cuidados Intensivos, com sintomas de uma variação pneumónica bastante grave. Sabendo-se que, para já, o seu estado de saúde não apresentou quaisquer evoluções, fica a nota de solidariedade e ânimo para o simpático piloto da Vila das Capelas, um dos promissores talentos da nova geração. Força, Bruno.

 

publicado por MSA às 17:20
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.mais sobre mim

.pesquisar

.Setembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Modo: Rali!

. #3 Especial Rali 39º Rali...

. Julgamento.

. O adeus ao Luís Louro

. #2 Especial Rali 39º Rali...

. #1 Especial Rali 39º Rali...

. Cordas na Madalena do Pic...

. Spot Promo 39º Rali Ilha ...

. Perda.

. Especial Rali.

.arquivos

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

.quem cá passa

Contador de visitas

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds