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PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

11.Dez.06

2º Circuito de Natal: "Jingle Bells, Hermano!..."

Hermano Couto/Nelson Dinis, vencedores do 2º Circuito de Natal.

Foto: Bruno Oliveira.

Foi com o habitual folclore dos ralis terceirenses que a zona de São Brás recebeu a penúltima manifestação (ainda vai haver um rali na ilha do Pico…) do desporto motorizado açoriano em 2006. Longe das polémicas e soluções previstas para os mais abonados concorrentes do Campeonato açoriano, a prova promovida por Olavo Esteves e pelo Terceira Automóvel Clube foi um sucesso a todos os níveis e nem o relógio inicial (que provocou um atraso de cerca de 20 minutos) ou o muito frio que se fez sentir foram argumentos para retirar um espectador que fosse da beira da estrada. Em termos competitivos, e face à ausência de Ricardo Carmo (ao que parece com o Impreza “encaminhado”…), Hermano Couto surgia desde logo como principal favorito, sendo Nuno Rocha o outro 4x4 (embora em termos técnicos as diferenças sejam grandes…) de quem se esperaria superioridade. Mas a verdade é que os duas rodas motrizes deram bem conta do recado no rápido traçado da prova. Na versão Achada/São Braz (onde os cavalos do motor não faziam tanta diferença…) ainda se pensou que a armada dos Saxo pudesse alcançar as berlinas de tracção às quatro, grupo a que também se chegou o campeão regional dos VSH, Mário Garcia. E se, na primeira passagem, Hermano Couto venceu por apenas 2,6 segundos, face ao fogoso jorgense Fernando Soares (na única passagem incólume do Saxo em São Brás…!), já na seguinte o homem do Carisma não deu chances a ninguém. No troço inicial foi Mário Garcia a averbar o terceiro tempo e a provar que quem sabe não esquece (não fosse ele um dos poucos representantes dos pilotos terceirenses que ainda fizeram por cá ralis em terra…por inteiro) e, na passagem nº2, o pódio foi completado com os irmãos Duarte e Paulo Maciel (Citroen Saxo Cup) embora já a 3,6s de Hermano, e pelos também irmão Nuno e César Rocha (Subaru Impreza), esses a 6,1s de distância. Estavam abertas as hostilidades para a ronde “a subir”, onde os tempos se aproximaram bastante da versão contrária, e com as vantagens a significarem pouco, até porque o piso escorregadio poderia proporcionar facilmente qualquer deslize. Referência para uma primeira saída de Fernando Soares na 2ª PEC, ele que viria a protagonizar o momento de maior “frisson” da prova, com um aparatoso capotanço no troço final, pondo termo a uma participação onde impressionou pela velocidade, mas também pelas “quezílias” com os limites da estrada. Mas que anda muito, isso anda! Do pódio para baixo realce para as boas presenças de Jorge Rocha e do impressionante Fernando Meneses, assim como para o andamento do pequeno Micra de Carlos Martins.

A segunda parte do Circuito de Natal veio confirmar o que se esperava, ou seja a vitória folgada de Hermano Couto/Nelson Dinis, que totalizaram 11 minutos exactos e ainda “levantaram” ligeiramente na última passagem, mesmo assim vencendo com 3,4 segundos sobre Nuno Rocha. A segunda posição final foi mais uma prova de qualidade dos irmãos Maciel (qualquer um deles poderia ir ao volante, neste caso foi o Duarte…), que urgentemente se deseja possam estar à partida de mais provas nos ralis açorianos. Correr fora de casa, com um carro cedido, e mostrar aquela consistência, não é para todos. O pódio fechou-se com um empenhado Nuno Rocha, que melhorou sempre, mostrando que os pisos de terra não lhe causam grande confusão, o mesmo podendo dizer Mário Garcia (o 1º nos VSH), que muito bem geriu as características do Peugeot para uma actuação excelente. Jorge Rocha foi quinto, e bem se pode queixar de alguma falta de estabilidade do Saxo, batendo Fernando Meneses, que deliciou os presentes com um andamento corajoso e tecnicista, e na frente também de José Arruda, este ainda a fazer a “mão” ao musculado Saxo ex-João Vieira. Carlos Borges fechou a “comitiva” dos pequenos carros franceses, na frente de um impressionante Carlos Martins, a “tirar” tudo que podia do Nissan Micra. Os dez primeiros fecharam com Firmino Mendes (2º nos VSH), que perdeu tempo com um pião na 4ª PEC, mas que andou em ritmo bem elevado. A seguir ficaram Álvaro Oliveira, que estreou um navegador nortenho (equipado a rigor dos pés à cabeça…) no lado direito do potente Golf, e Marco Sousa que, a aprender as reacções do Uno Turbo em terra, conseguiu um bom desempenho. Destaque ainda para Pedro “CDS” Pereira (“infernal” ao volante de um vetusto Corsa GT…), para os piões de José Patrício “Néné”, com o Escort laranja em jeito de campanha eleitoral (viram a frase da frente do carro?...), para o “estoiro” da R4 de João Ávila no final da recta de asfalto à 3ª PEC, para os slides do sempre exuberante Isaías Costa e para Duarte Melo “Kanu”, que alterou um pouco o aspecto do AX Gti…

Em resumo pode considerar-se um sucesso o que se passou na Sexta-feira em termos de desporto automóvel, tanto nos capítulos organizativo como de pura competição. A iniciativa de Olavo Esteves, com a máquina do TAC a funcionar em pleno, e com pormenores e cuidados que se destacaram, foi mais uma certeza – a juntar a outras…- de que esta modalidade precisa ( e quer) sair de casa mais vezes. Então não há apoios (leiam-se sponsors, patrocinadores…é mesmo apenas o dinheiro que escasseia) para efectivar uma prova destas mais vezes por ano? Não haverá na Terceira quem queira investir num retorno tão certo como este? Afinal há verbas destinadas a esse fim nas empresas, certo? Venha o campeonato de Ilha de Ralis-Sprint em 2007…e Boas Festas para os automóveis.

Classificação Geral:

1º Hermano Couto / Nelson Dinis Mitsubishi Carisma GT - 11.00,0
2º Duarte Maciel / Paulo Maciel Citroen Saxo Cup - a 17,2
3º Nuno Rocha / César Rocha Subaru Impreza - a 23,1
4º Mário Garcia / Tomás Pires Peugeot 309 GTI - a 28,9
5º Jorge Rocha / Paulo Jesus Citroen Saxo Cup - a 41,1
6º Fernando Meneses / Lizuarte Mendonça Citroen Saxo VTS - a 48,3
7º José Arruda / Pedro Rodrigues Citroen Saxo Cup - a 54,2
8º Carlos Borges / Fernando Mendes Citroen Saxo VTS - a 55,2
9º Carlos Martins / João Silva Nissan Micra 1.3 - a 1m15,0
10º Firmino Mendes / José João Couto Citroen AX TRE - 1m15,2
11º Álvaro Oliveira / António Carvalho Volkswagen Golf GTI 16V - a 1m16,6
12º Marco Sousa / Miguel Azevedo Fiat Uno Turbo IE - 1m32,5
13º João Faria / Diana Coelho Toyota Starlet - a 1m36,3
14º Isaias Costa / Miguel Cardoso Toyota Corolla Coupé GT - a 1m45,0
15º Pedro Pereira / Tiago Bettencourt Opel Corsa GT - a 1m53,0
16º José Silva / Manuel Lemos Renault Clio 1.2 - a 1m58,6
17º Paulo Leal / Olga Oliveira Toyota Starlet - a 2m10,2
18º Sérgio Cardoso / Artur Dias Renault Clio 1.2 - a 2m10,7
19º Duarte Melo / André Seabra Citroen AX GTI - 2m17,5
20º Rui Rocha / Paulo Melo Renault Clio 1.2 - a 2m21,7
21º Nuno Cintra / Sérgio Machado Seat Ibiza GTI - 2m34,4
22º João Paulo Simões / António Pires Renault Clio 1.2 - a 2m40,3
23º José Patricio / Florival Ramalho Ford Escort RS 2000 - a 2m41,4
24º Tiago Mourão / Francisco Misturada Toyota Corolla Coupé GT - a 3m07,7
25º José Borba / João Medeiros Renault 11 Turbo - a 3m10,1
26º Francisco Carreiro / José Caetano Renault Clio 1.2 - a 4m55,2
27º Maria Tristão / Susy Miranda Renault Clio 1.2 - a 5m20,7