Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

PORTO DAS PIPAS

miguel sousa azevedo - terceira - açores

07.Fev.11

Terceira e a festa "motorizada" (Auto Sport)

Peça de estreia num semanário de referência...

Peça em tamanho grande AQUI

Diz-se popularmente que os Açores são formados “por oito ilhas e um parque de diversões”, numa alusão clara às inúmeras festividades, touradas e afins que se realizam na Terceira. O facto é que, naquela paragem do arquipélago, os desportos motorizados gozam de uma saúde impressionante sendo que, para 2011, estão agendados cerca de cinquenta eventos. Para além dos já consagrados ralis Sical – este ano a comemorar três décadas – e Ilha Lilás, pontuáveis para o campeonato açoriano, mais quatro rali sprint da taça do Grupo Central - que este ano registou a inscrição de 58 equipas… - preenchem seis datas para a modalidade rainha. Mas a grande novidade é a construção de uma pista permanente onde, a partir de ~25 de Fevereiro, se vão realizar quatro super-especiais e outras tantas provas de quad-cross, motocross e resistência em todo-o-terreno, além de inéditas corridas de kartcross, estas agendadas para a Páscoa, onde o primeiro Festival Motorsport da ilha juntará várias disciplinas em três dias de animação.

Troféus de navegação e trial para 4x4, motos e quads - com seis provas cada -, várias manifestações com automóveis clássicos – uma delas a contar para a taça nacional de regularidade -, e mais uma dezena de eventos fora-de-estrada, retratam uma realidade onde poucos são os fins-de-semana sem acção.

O Terceira Automóvel Clube, que ao longo de 35 anos pôs na estrada uma panóplia de eventos com qualidade comprovada, é a “sede” de muitas destas iniciativas, sendo bem acompanhado pela empresa do piloto Olavo Esteves, pois juntos mudaram radicalmente a realidade motorizada local. Numa nova perspectiva que fez escola, pois Santa Maria, Pico e Faial seguiram já o mesmo rumo, com provas mais pequenas e federadas, isto no respeitante aos ralis. De resto, os adeptos terceirenses participam activamente no que tenha rodas e motores. Com as várias tertúlias a culminarem também num são convívio…e em barrigas cheias pois é tudo gente de festa!